Pedra Selada

Pedra Selada


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Serra da Mantiqueira

Localização: Resende - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°17 48.22 S / 44°26 39.10 W

Atividades: Caminhadas e Escaladas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude Máxima: 1.755 m




Descrição



A Pedra Selada é o ponto mais alto da região de Visconde de Mauá com seus 1.755 metros de altitude e possui uma curiosa forma de uma sela de cavalo, daí a origem de seu nome. Sobre a trilha, ela tem 2.500 metros de subida íngreme mas com boa sinalização, inclusive marcação de distância. A trilha é bem aberta, sinalizada, pelo percurso ainda se encontra bancos para uma eventual parada e também possui várias quedas d'água para quem quiser se refrescar pelo caminho, para atingir o seu cume é necessário vencer uma bela caminhada de mais ou menos 2 horas.

No topo a vista é de 360 graus, belas paisagens como a outra ponta da Sela, as cidades de Resende, Itatiaia e até Volta Redonda, mais para o Sul é possível enxergar até a Serra da Bocaina e não muito distante o Agulhas Negras e as Prateleiras. Também se avista as vilas de Visconde de Mauá e toda a formação da Serra Negra. O Rio Preto e suas corredeiras também estão presente na paisagem. Em seu cume existe um livro de cume - que é mantido pelo GEAN Grupo Excursionista Agulhas Negras - que é na verdade um caderninho que serve para que os montanhistas possam escrever suas impressões sobre as dificuldades da subida e a respeito do incrível visual de seu cume.


Pedra Selada


A Pedra Selada se localiza nas terras da vila de Visconde de Mauá, bem próximo às divisas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, encostado ao Parque Nacional do Itatiaia. Na verdade, quando fala-se sobre Visconde de Mauá, inclui-se as vilas vizinhas de Maromba, Maringá/RJ e Maringá/MG. Esta região é uma APA (Área de Proteção Ambiental), e isso acabou incentivando o ecoturismo, transformando as quatro vilas em um belo centro turístico.


Um dois lados da 'Sela'


A região de Visconde de Mauá além da Pedra Selada oferece uma infinidade de outras atrações para quem gosta de curtir a natureza. São mais de 200 cachoeiras com belos redutos de águas limpas. Mauá é ideal para a prática de esportes ao ar livre, tais como o trekking, escalada, mountain bike e canoagem. O ar puro e o frio das montanhas, em contraste com o clima tropical, propicia uma atmosfera bucólica apesar da cidade estar localizada a apenas duas horas da cidade do Rio de Janeiro.


Visual do Cume


Visconde de Mauá está localizado no vale do Rio Preto que divide os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais a uma altitude de 1.200 m, na Serra da Mantiqueira. Os primeiros habitantes foram os Índios Nômades, e logo após as terras foram loteadas e adquiridas por famílias descendentes de Portugueses e Alemães que habitavam o Sul de Minas Gerais. Seis mil habitantes residem nas vilas de Mauá, Maringá, Maromba, Alcantilado entre outras.


Visual de Visconde de Mauá


   Altitude: 1.755 m.
   Carta Topográfica: Resende e Agulhas Negras
   Nível: Caminhada Leve.
   Duração: 03h (Ida).
   Atração: paisagem.


A Trilha



A principal trilha para a Pedra Selada começa na fazenda do Sr. Alcebíades, situada 12 km após o Lote 10 em Visconde de Mauá, na direção de quem vai para os povoados de Campo Alegre e Rio Preto. Chegando em frente a porteira da fazenda tem uma placa indicando a Pedra Selada com algumas informações. Você pode entrar na fazenda de carro, suba e estradinha de terra e estacione os veículos perto da casa da fazenda.


Placa na Entrada da Fazenda


A trilha da Pedra Selada é classificada como leve e são 2.500 metros de uma trilha gostosa e bem sinalizada. Existe uma outra trilha vinda do Vilarejo de Bagagem, com cerca de 7 Km, mas esse é pouco utilizada.


Visual da Trilha


A trilha começa seguindo o terreno da fazenda na direção obvia que é em direção da Pedra Selada que vai estar bem na sua frente, a trilha vai na direção do colo direito da Pedra Selada, depois é só seguir a linha cumeada até atingir o cume direita. O cume esquerdo é acessado apenas por vias de escaladas.


Trilha da Pedra Selada


Seguindo a trilha em menos de 30 minutos chegamos em uma cachoeira que vale dar uma parada para se refrescar. Mais 10 minutos caminhando chega-se a um local descampado que tem uma mesa e uns banquinhos para descansar, assim fica muito mole!!! Depois desses bancos a trilha fica mais íngreme e em mais ou menos 50 minutos chega-se ao colo direito. No colo a trilha segue mais amenua e muda de direção indo para a esquerda, em menos de 20 já se chega ao cume.


Trilha de Volta da Pedra Selada



Vias de Escalada



   Selada, Pedra (Pico Maior): 1° I A1 E3 D1 75 metros. Conquistado em 1952 por Alfredo Maciel e Francisco Vasco dos Santos.
A primeira parte desta via é uma escalada em artificial (Ao), grampo à grampo. A partir daí segue-se uma escalada com entalamento de pés e mãos. Após isso é só caminhar sobre a rocha até o cume. Vale a pena a ralação, o visual é inesquecível e a energia da rocha impressionante.
   Que Se Chova: VIsup E1. Conquistado em outubro de 2001 por Ricardo Câmara, Roberto e Laurindo Motta
   Papa Léguas: V (top rope). Conquistado em outubro de 2001 por Ricardo Câmara, Roberto e Laurindo Motta
   Dominatrix: VIIb E1 25 metros. Conquistado em 11/06/2004 por André Ilha, Kate Benedict, Kika Bradford e Yuri Berezovoy. Proteção em grampos de "1/2". Esta fica na "sela".
   Chaminé E O Vento Levou: IIIsup E3 15 metros. Conquistado em 12/06/04 por André Ilha, Kika Bradford e Yuri Berezovoy. Esta via está localizada no Pico Menor da Pedra Selada (o primeiro que se chega pela caminhada).


Localização



A Pedra Selada pertence a Serra da Mantiqueira mais precisamente nas terras da Cidade Fluminense de Visconde de Mauá, que fica bem próximo a divisa com outros dois estados: Minas Gerais e São Paulo.

Visconde de Mauá fica a uma distancia de 194 Km da cidade do Rio de Janeiro, a 29Km de Penedo, a 38 Km de Resende, a 120 Km de Guaratinguetá e a 300 Km de São Paulo.


Acesso



O Acesso da trilha para da Pedra Selada é pela estradinha de barro por volta de 10 km depois da Vila de Visconde de Mauá.


Como Chegar



Pela Via Dutra (BR-116), saída 311, entre as cidades Resende e Itatiaia. Após a saída 311, mantenha-se na estrada principal. Esta termina numa bifurcação: uma para Penedo e outra para a serra, que leva à Mauá. Os 12 Km iniciais estão asfaltados, chegando até o pé da serra. Depois são mais 20km de serra em estrada de terra com curvas acentuadas e estreitas, normalmente consumindo uma hora de carro.


Quando Ir



Todas as estações são boas para caminhar até a Pedra Selada, entretanto no verão as temperaturas podem chegar aos 40°C e as tempestades são freqüentes, principalmente no final da tarde. Nas demais estações a temperatura é mais amenua tornando o passeio mais agradável.


Mapa Dinâmico






Acampamento



É possível acampar bem ao pé da Pedra Selada na fazenda do Sr. Alcebíades, é só falar com ele sobre o interesse de acampar lá, só que é praticamente um camping selvagem.

Existem vários campings mais estruturados na redondeza, principalmente na Vila de Maromba que é reduto hippie. Um dois campings mais utilizados é o Camping da Fazenda Santa Clara (telefones 24 3387-1508 ou 21 2437-2866). Fica no km 1 da estrada Maringá/Maromba, na confluência do Rio Preto com o Rio Santa Clara.


Galeria de Fotos



2005-07 - Pedra Selada


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica de Resende - 1:50.000
Carta Topográfica das Agulhas Negras - 1:50.000


[t1] Distâncias das capitais [t1]

   Rio de Janeiro (RJ): 200 km
   São Paulo (SP): 300 km
   Belo Horizonte (MG): 489 km
   Brasília (DF): 1203 km
   Porto Alegre (RS): 1452 km
   Salvador (BA): 1912 km


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #7 Rafael Magina 26-06-2013 13:12
ola gostaria de saber mais sobre as vias de escalada. elas possuem croquis??? e essa via que é toprope ela pode ser montada de cima??? aguardo
Citar
 
 
0 #6 11-06-2013 11:25
Citação:
Boa tarde,
Gostaria de confirmar se o nível da trilha é leve mesmo, pois em alguns sites diz que a caminhada é semi-pesada.
Não tenho problemas com isso, mas gostaria de saber antes de ir.
Obrigada!

Bom dia, a subida é bem ingreme, com mto pouca area de platô, ou seja, não ha areas planas...só subida...é preciso força nas pernas, ou uma subida lenta, se o esforço for demais...TH.
Citar
 
 
0 #5 12-01-2013 17:52
Boa tarde,
Gostaria de confirmar se o nível da trilha é leve mesmo, pois em alguns sites diz que a caminhada é semi-pesada.
Não tenho problemas com isso, mas gostaria de saber antes de ir.
Obrigada!
Citar
 
 
0 #4 hugo 18-04-2012 15:39
Citando marcia abreu:
Oi, mto legal essa paisagem toda,linda demais. Queria saber se tem como chegar ao topo da pedra sem precisar de equipamento para escalada...

Olá Marcia,
A sela da esquerda só por escalada, mas a da direita é possível acessar por uma linda caminhada.
[]´s
Citar
 
 
0 #3 17-04-2012 17:18
Oi, mto legal essa paisagem toda,linda demais. Queria saber se tem como chegar ao topo da pedra sem precisar de equipamento para escalada...
Citar
 
 
0 #2 17-07-2011 20:50
Olá.
Parabéns pelas informações práticas e utéis!
As informações corretas e bem direcionadas ajudam e muito na manutenção e divulgação das aventuras.
Citar
 
 
0 #1 20-05-2011 19:12
Muito legal esse texto.
Bem informativo.
Parabéns a quem escreveu.
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 312 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 17970949
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish