Cachoeira dos Treze

Cachoeira dos Treze


Tipo: Cachoeira

Região: Estrada Petrópolis - Teresópolis

Localização: Petrópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22° 25 54.40 S / 43° 4 0.25 W

Atividades: Caminhadas e Banhos de Cachoeiras

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 30 m de queda d água




Descrição



A Cachoeira dos Treze é uma bela cachoeira que possui duas quedas d’água com um poço para cada queda, a maior delas possui mais de 30 metros de altura e a menor com cerca de 15 metros. Essa cachoeira fica localizada a 13 km de Itaipava na bonita, florida e sinuosa estrada Teresópolis-Petrópolis, daí a sua denominação.

Por ter fácil acesso a cachoeira se apresenta um pouco suja, principalmente no primeiro poço, mas no segundo ainda dá para dar um mergulho, mas mesmo com a sujeirada que alguns sujeitos insistem em deixar a visita à cachoeira ainda é um bom programa. A sujeira deixada nessa cachoeira mostra a total falta de educação de algumas pessoas e também a absoluta ineficiência da prefeitura em manter limpa e sinalizada uma beleza natural da cidade para cativar o turista ou mesmo em criar mais uma opção de lazer para a população.


Cachoeira dos Treze


Pela grande quantidade de despachos que são realizados nessa bela cachoeira ela acabou ficando conhecida como a Cachoeira da Macumba, mas prefiro ainda usar o seu nome original, pois ela para mim é a cachoeira mais bonita de Petrópolis.


As duas quedas


   Altitude: 30 m de queda d'água.
   Nível: Caminhada Leve. 
   Duração: 10min(ida).
   Carta Topográfica: Itaipava
   Atração: Paisagem.


A Trilha



A trilha para a cachoeira fica do lado direito da estrada (de quem vem de Petrópolis), a curta trilha segue praticamente a margem direita do rio e com 5 minutos de caminhada já se chega às belas quedas d’água.


Cachoeira dos Treze


Existe também uma trilha para a parte de cima da cachoeira que também é bem curtinha, ela começa no lado direito da mesma. Tenha muito cuidado na parte de cima, pois o leito do rio onde despenca a cachoeira é feita por uma grande laje de pedra escorregadia e qualquer vacilo é morte na certa, infelizmente mortes já ocorreram nesse local.


A longa crista do Cantagalo - Visual da parte de cima da segunda queda



Localização



A Cachoeira dos Treze fica localizada na estrada que liga o distrito de Itaipava em Petrópolis à Teresópolis.


Acesso



O Acesso para a Cachoeira dos Treze é pela Estrada Petrópolis - Teresópolis.


Como Chegar



O acesso pode ser feito tanto pela de cidade de Teresópolis como pela cidade de Petrópolis já que sua trilha começa praticamente no meio da estrada que liga as duas cidades.

Partindo de Petrópolis

Vindo de Petrópolis siga direto pela BR-040 em direção ao bairro petropolitano de Itaipava, chegando no trevo de Itaipava pegue a estrada para Teresópolis, nesse momento você passará em frente a rodoviária de Itaipava, zere o hodômetro aí. Siga pela estrada aproximadamente por 13 km, até chegar a uma ponte próxima a uma entradinha de carros que da acesso para uma pracinha, esse local é um bom local para estacionar os carros (a entrada da trilha fica do outro lado da estrada). É fácil identificar esse local pois nesse ponto no lado direito da estrada existe uma grande contenção de barreiras feita de pedras amarradas por arame, essa contenção está sendo feita porque ocorreram muitos desmoronamentos com as chuvas que caíram no carnaval de 2008.

Partindo de Teresópolis

Chegando em Teresópolis, entre na cidade e siga a avenida principal até o final cruzando todo centro da cidade, ao chegar no final da avenida entre na estrada que vai para a esquerda no sentido “Cascata do Imbuí”, essa estrada já é a Teresópolis-Petrópolis. Siga por essa estrada e assim que passar em frente ao Hotel Alpina zere o hodômetro (é fácil identificar o hotel que fica do lado esquerdo da via). Siga por volta de 18 km até ver do seu lado direito uma entradinha de carros que da acesso para uma pracinha, esse local é um bom local para estacionar os carros (a entrada da trilha fica do outro lado da estrada), essa entrada fica um pouquinho antes de uma ponte, do lado esquerdo existe uma grande contenção de barreiras feita de pedras amarradas com arame.


Quando Ir



Na primavera e verão suas águas tem um volume maior e são excelentes para amenizar o calor da estação, mas no inverno o volume de suas águas diminui e a baixa temperatura da água afugenta um pouco os turistas do local.


Mapa






Acampamento



Não recomendo acampar no local, pois não acho que seja um local seguro, porque, tem um acesso muito fácil e sem contar que muita gente vai para lá para fazer ritos religiosos.


Galeria de Fotos



2009-02 - Cachoeira dos Treze - Petrópolis - RJ


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica de Petrópolis


Download Tracklog



Tracklog da  Cachoeira dos Treze


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.
   Não recomendo o banho no primeiro poço, porque, infelizmente ele está muito sujo pelos despachos feitos no local.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 419 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 17883669
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish