Travessia Piabas x Grumari

Travessia Piabas x Grumari


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Parque: Parque Estadual da Pedra Branca

Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°57 35.26 S / 43°26 44.53 W

Atividades: Caminhadas e Travessias

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude Máxima: 183 m (Ponto de Cela)



Descrição



Antigo caminho colonial que atravessa o ponto mais estreito Serra do Grumari de Norte a Sul, aberto no vale entre os morros das Piabas, Santo Antônio da Bica e Faxina com objetivo de interligar a localidade também conhecida como Piabas com a Praia de Grumari.

   Altitude Máxima: 183 m (Ponto de Cela).
   Nível: Caminhada Leve.
   Distância: 2,4 km.
   Serra: Serra de Guaratiba.
   Duração: 1h30 min.
   Atração: Paisagem.


A Trilha



O início dessa travessia é a continuação da Estrada Velha de Grumari, que é acessada pela Estrada do Pontal perto do número 1400 no Largo de Piabas. Nesse larguinho entre na Estrada Velha de Grumari que nesse ponto é bem larga, mas que aos poucos vai se estreitando e ficando mais bonita até perder o todo asfalto sendo envolta por frondosas árvores até chegar em outro larguinho, aonde é possível estacionar alguns carros, 500 metros após o seu início. A caminhada começa subindo essa mesma estradinha que em pouco tempo se transforma em um estreito caminho, mas com um piso feito com uma mistura de cimento e pedras.

A caminhada começa em aclive suave por esse estreito caminho que no começo é salpicado por grandes blocos de pedra e que passa por algumas casas. Com um pouco menos de 450 metros, cruza-se um riacho sobre uma improvisada ponte e em seguida por uma bifurcação onde é preciso pegar a trilha a direita em aclive. Nesse ponto existe uma placa com uma seta indicando o caminho correto para Grumari. Logo depois o caminho passa por mais uma casa e piso cimentado desaparece iniciando verdadeiramente a trilha que segue ainda em aclive com a sua calha bem marcada.

Seguindo pela trilha principal, passa-se por mais alguns sitos, por um mirante que é marcado por uma grande árvore, de onde é possível ver parte do Recreio dos Bandeirantes e no fundo com destaque a Pedra da Rosilha, pelo Rio Piabas e logo depois pela bifurcação, da trilha secundária que segue para Araçatiba, à direita assinalada com uma corrente. A travessia continua pela principal subindo sempre pelo caminho mais largo até chegar ao ponto de sela a 183 metros de altitude, ponto mais alto dessa travessia depois de 1.2 quilômetros do inicio da caminhada. Nesse local pode-se observar um portão de ferro à direita que fecha o acesso a uma estradinha que na verdade é o inicio da trilha que segue para Araçatiba e que está descrita no artigo “Travessia Grumari x Araçatiba”.

A partir desse ponto, a larga trilha começa a descer em ziguezague a vertente vidada para a Praia de Grumari, onde por algumas vezes a vegetação abre uma brecha nos permitindo vislumbrar bonitas paisagens dessa região. Em pouco tempo de descida é possível reparar que a trilha tem trechos que já foram asfaltados, mas o asfalto está muito deteriorado e pouco lembra uma estrada. Após cerca de 1 quilometro de descida já chega-se no final da trilha, mas não no final da caminhada. É necessário ainda caminhar por algumas estradinhas planas até a Praia de Grumari.

Assim que a trilha acabar, continue reto pela estradinha que ela vai desembocar em outra mais larga, 350 metros depois. Essa outra estrada é a Estrada de Grumari que segue mais ou menos paralela a praia. Siga para a direita até o final, que irá sair no início de Grumari, ou entre em qualquer rua a esquerda que vai chegar à praia.


Localização



A Travessia Piabas x Grumari corta a Serra de Grumari, de norte para sul, que faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, situado na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.


Como Chegar




Quando Ir



Todas as estações são boas para fazer a Travessia Piabas x Grumari, entretanto no verão as temperaturas podem chegar aos 40°C e as tempestades são freqüentes, principalmente no final da tarde. Nas demais estações a temperatura é mais amena tornando o passeio mais agradável.


Mapa Dinâmico






Carta Topográfica



Mapa Topográfico do Maciço da Pedra Branca - Rio de Janeiro - RJ - 1:50.000


Download Tracklog 




Acampamento



O acampamento dentro do Parque Estadual da Pedra Branca está proibido.


Endereços do Parque



   Núcleo Pau da Fome:

Estrada do Pau-da-Fome, 4003, Jacarepaguá, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22723-490

   Núcleo Camorim:

Estrada do Camorim, 2118, Camorim, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22780-070

   Núcleo Piraquara:

Rua do Governo s/n (no final), Realengo, Rio de Janeiro - RJ


Telefones do Parque



   Administração: (21) 3347-1786
   Agendamento neap: (21) 2333-6653

Chefe do PEPB: Alexandre M. Pedroso.


Horário de Visitação



De Terça a Domingo, das 9h às 16h30 min.


Galeria de Fotos



2009-08 - Travessia Piraraquara x Pau da Fome via Pedra do Ponto
2009-07 - Travessia Pau da Fome x Camorim via Pedra do Quilombo
2009-03 - Travessia Camorim - Vargem Grande
2008-11 - Pedra Branca com Travessia Pau da Fome x Rio da Prata
2005-11 - Pedra do Quilombo
2005-04 - Pedra da Tartaruga


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 161 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 18040858
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish