Cone 1, 2 e 3

Cone 1, 2 e 3


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Serra dos Órgãos

Localização: Petrópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°26'39.58"S / 43° 5'9.55"W (Cone 3)

Atividades: Caminhadas e Escaladas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.647 m (Cone 3)



Descrição



Cone 1, Cone 2 e Cone 3 são três montanhas distintas que estão bem próximas, praticamente enfileiradas, e por uma coincidência da geologia possuem um parecido formato cônico. Elas estão localizadas em Petrópolis, mas precisamente entre o Vale do Bonfim, o Bairro do Calembe e também pela BR495 que é a estradinha que liga o centrinho comercial de Itaipava com a cidade de Teresópolis.

Os Cones visto da Mãe D'Água


A Pedra do Cone 3 é a mais conhecida e também é a mais alta, com 1.647 de altitude e suas encostas estão coladas na crista esquerda da Pedra do Mamute quando estamos olhando a partir do Vale do Bonfim. O Mamute é uma imensa montanha de mais de 2.000 metros de altitude e é a primeira montanha (quando também estamos olhando do Vale do Bonfim) do grande chapadão da Serra dos Órgãos e possui um imenso cume meio arredondado. Os Cones são bem visíveis de algumas montanhas da região como o Alcobaça e a Mãe D´Água, mas também podemos apreciá-los de outras montanhas mais distantes, como a Pedra do Retiro, que na minha opinião possui a vista mais bonita dessas montanhas, mesmo de longe, pois de lá é possível ver o Cone 3 em seu formato mais angulado.


Cone 3 visto do Alcobaça


O Cone 2 está localizado a esquerda do Cone 3 e possui 1.518 metros de altitude e o Cone 1, menor dos três com seus 1.280 metros, está localizado a esquerda do Cone 2 e bem de frente a outra montanha que também possui um formato cônico perfeito, ela fica de frente a Pedra do Cone que na verdade o seu nome correto é Morro do Mata Porcos. O Cone 1 fica também ao lado da Pedra do Pavão, que é uma pedra que infelizmente tem uma pedreira em suas encostas e é bem visível de quem está na Pedra do Queijo, a caminho dos Castelos do Açu.


O Morro do Mata Porcos, o Cone 2, o Cone 3 e início da crista do Mamute


O Cone 2 e o Cone 3 foram anexados ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos quando o mesmo passou pela sua última ampliação em 2008, que na época da anexação essas terras faziam parte de um novo setor, chamado de Setor Jacó. Só esse setor possui acrescentou ao parque cerca de 1.862 hectares e foi requerido por se tratar de um ecossistema representativo da Mata Atlântica, com trechos de mata primária, encontrando-se em excelente estado de conservação. Infelizmente e inexplicavelmente o Cone 1 ficou fora dessa ampliação, mesmo não tendo nada em suas encostas e o outros Cones foram classificados como zona intangível do parque, ou seja, a visitação é determinantemente proibida.

   Altitude Cone 1: 1.280 m
   Altitude Cone 2: 1.518 m
   Altitude Cone 3: 1.647 m
   Carta Topográfica: Itaipava.
   Atração: Paisagem.

A Trilha



Não é permitida a visitação pois as encostas dos Cones são classificados como zona intangível que é aquela que representa o mais alto grau de preservação, onde a primitividade da natureza permanece o mais preservada possível, não tolerando quaisquer alterações humanas funcionando como matriz de repovoamento de outras zonas onde já são permitidas atividades humanas regulamentadas.


Localização



Os Cones se localizam entre o Vale do Bonfim, o Bairro do Calembe e a estrada que liga o centrinho de Itaipava em Petrópolis com a cidade de Teresópolis, região serrana estado do Rio de Janeiro.


Como Chegar





Quando Ir



O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar os morros de Petrópolis, principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável. Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.


Acampamento





Mapa






Galeira de Fotos




Download Carta Topográfica



Carta Topográfica de Itaipava


Dicas



Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 218 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20467327
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish