Aventuras com a Família em Lumiar

Uma proposta diferente, longe da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Com uma sede aconchegante e acolhedora, a Pousada Eco Lodge Lumiar com seus 4 chalés (somente !!!) encravados na APA Macaé de Cima na região de Nova Friburgo - região serrana no Estado do Rio de Janeiro. O local faz parte da zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos (RJ) com lugares e paisagens intocadas na Mata Atlântica da região. Lá encontrei remanescentes de floresta primária e nascentes que desembocam no Rio Bonito de Lumiar.

Para chegar à pousada e todas as atividades nesta região, a partir de Mury entramos e percorremos uma estrada de terra batida por cerca de 20km onde passam carros de passeio.

1º dia - Chegada à tarde na Pousada

Ao chegarmos fomos recepcionados por um dos diretores Heberson Lamblet - e seus pais, além do camarada Japa. Nos acomodamos em um belo chalé todo de madeira fincado no meio de uma natureza exuberante (que bom, pouco frio !!!), jantamos uma sopa de aipim com calabreza (com um bom vinho, é claro !!!) feita pelo Japa e aguardamos o dia seguinte. O sono foi tranquilo ao som da fauna da região me sem nenhuma interferência humana.

Um detalhe importante: A concepção do lugar segundo compreendi de seus donos, neste primeiro momento, é de nos desligarmos das neuras da cidade e da sociedade da informação, pois lá ainda não tem sinal de celular, não tem TV a cabo (somente DVD) e sem acesso a internet. Para não ser chamado de mentiroso, tinha sim algum remanescente tecnológico: um notebook tocando o grupo "Raiz do Sana" com um slideshow de fotos e atividades de aventura na região.

Uma coisa que me chamou a atenção é que lá tinha uma adolescente de 17 anos que reclamava pelos cantos e com seus pais sobre a falta destes aparatos tecnológicos.

Porém, a sede tem instalações aconchegantes para uma boa prosa e jogos de salão onde nos desligamos um pouco da civilização.

2º dia - Manhã - Povoado de Rio Bonito de Lumiar

Após uma caminhada de 1:30h (ida) em direção ao povoado de Rio Bonito de Lumiar parando em diversos pontos para contemplação do lugar sempre acompanhando o leito do Rio Bonito e acompanhado pelos parceiros Braddock e UV Line, chegamos ao povoado de Rio Bonito de Lumiar onde almoçamos. Retornamos para a base operacional do Canopy arvorismo, para fazermos nesta tarde.

2º dia - Tarde - Canopy – Arvorismo

Segundo a versão mais difundida sobre a história do arvorismo, o esporte surgiu nos anos 80 na Costa Rica, onde cientistas pesquisavam a fauna e a flora de cima das árvores e para evitar subidas e descidas constantes, resolveram criar uma forma de passar de um galho para o outro.

O “CANOPY” são tirolesas e atividades interligando grandes árvores no meio da floresta intacta, tudo isso com métodos de sustentabilidade e conservação do meio ambiente, além de uma segurança respaldada por uma das mais experientes empresas da região, com certificação e padrão internacional. Fizemos neste circuito 5 tirolesas com extensões diversas e rapel entre elas no total de 2, levando entre 1:30h e 2:00h num grupo de 6 pessoas.

3º dia - Manhã - Hiking

De nível leve, fiz junto com a família sempre acompanhado com minha bota Braddock e camisa UV Line FPU 50 pelos arredores da pousada passando por remanescentes de floresta primária da Mata Atlântica, cachoeiras e poços no entorno.

Como esta é uma época de seca, o fluxo de água é bem menor, porém nunca seca devido as nascentes da região. Aliás a água bebida por lá foi direto da fonte.

Retornamos para "almojantarmos" em Friburgo e ainda tive tempo de ver o jogo do Fluzão consolidando sua liderança no Brasileirão 2012.

Depois de uma estrada e engarrafamento comum numa volta de feriadão, desfizemos nossas malas e antes de dormir a menina de 17 anos me falou:

- Pai, foi ótimo este feriado. Valeu !!!

Era minha filha me agradecendo pelo fim de semana diferente do padrão de uma adolescente urbana dos tempos de hoje.

Créditos:

Fotos: Paulo Renato de C. Dias

Texto: Paulo Renato de C. Dias

Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #1 25-09-2012 12:14
Olá Amigos
Muito obrigado pela vinda em nosso paraíso e agradecemos em dobro os elogios e sugestões... VOLTEM SEMPRE e vamos viver a vida ao ar livre....
abs
heberson (bel)
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 266 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20799212
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish