Serra das Antas cume Sudoeste

Serra das Antas cume Sudoeste


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Serra das Araras

Localização: Petrópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°24'20.09"S / 43°14'14.99"W

Atividades: Caminhadas, Escalaminhadas e Escaladas

Época do Ano: Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.855 m




Descrição



A Serra das Antas cume Sudoeste se eleva a 1.855 metros de altitude e faz parte da Serra da Maria Comprida que é o seguimento mais imponente de toda Serra das Araras. Ela possui um belo formato piramidal e tem em sua face sul um grande buraco que lembra um olho, igualzinho o símbolo do "Olho da Providencia" que costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade, mas não necessariamente significa que pertença à ele. É bastante usado na simbologia da maçonaria e também está presente do verso da nota de Dollar dos Estados Unidos. Por ter formato característico ela também é conhecida pelos moradores da região como Pirâmide.


Serra das Antas cume Sudoeste


Essa linda montanha tem uma de suas cristas interligada com a cumeada da Serra das Antas, que é outra montanha que por possuir essa ligação recebeu a mesma denominação, ou seja, as duas se chamam de Serra das Antas, mas são dois cumes distintos e a que estamos descrevendo nesse artigo é conhecida como cume Sudoeste, claramente por sua posição geográfica em relação ao outro cume.

O pessoal do CEP (Centro Excursionista Petropolitano) chama essa montanha como Pedra Kronenochsberger que é a junção de Kronenberger, que é o sobrenome de um conhecido guia do CEP com Oshs que é o sobrenome do Falecido e querido Oliver Ochs, também guia do CEP. Sua tradução em alemão seria:

   Kronen - Coroa
   Ochs - Boi
   Berger - Montanha

ou seja,

   Montanha do Boi Coroado.

Essa montanha foi conquistada pelos dois guias do CEP em 23 de outubro de 1994.

Cumes da Serra das Araras com suas denominações


Este imponente monumento geológico de Petrópolis e de toda região serrana fluminense não faz parte de nenhuma unidade de conservação restritiva, como um parque ou uma reserva biológica, estando apenas inserida dentro da APA de Petrópolis que no meu entendimento não é suficiente para garantir e salvaguardar a sua preservação e de seu entorno, sem contar que existem algumas raras espécies endêmicas (únicas no mundo), entre elas a Worsleya rayneri, mais conhecida como "Rabo de Galo", que atualmente ocupa reduzidas encostas dessa linda serra.
 
   Altitude: 1.855 m.
   Nível: Caminhada Leve-Superior.
        Duração: 2h30 min até 3h30 min (Ida).
   Unidade de Conservação: APA de Petrópolis.
        Administração: ICMBio.
   Serra: Serra das Araras.
        Sub-Serra: Serra da Maria Comprida.
   Bioma: Floresta Atlântica.
   Carta Topográfica: Itaipava.
   Atração: Paisagem.

A Trilha



A primeira parte da caminhada segue pela mesma trilha que vai para o cume do Palmares e 30 metros antes de chegar na parte de laje, a trilha contorna pela a esquerda a montanha para descer para o vale em direção a encosta da Serra das Antas cume Sudoeste, para depois sua íngreme encosta.

Localização



A Serra das Antas cume Sudoeste é um pico que faz parte da Serra das Araras, mais precisamente no seguimento denominado como Serra da Maria Comprida. Essa serra separa as localidades de Araras e Secretário, ambos são distritos da cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.


Acesso



O acesso é pelo distrito de Araras.


Como Chegar



Proveniente da rodoviária de Petrópolis pegar o ônibus terminal Corrêas. No terminal Corrêas pegar o ônibus para Araras (se informar qual é a melhor linha).

Para programar melhor a logística, entre no site da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, mais precisamente na pagina do Terminal Corrêas para ver os horários desses ônibus, pois nos finais de semanas e feriados são bem escassos.

Horários do ônibus Corrêas x Araras - Linha 610
Horários do ônibus Corrêas x Vale das Videiras - Linha 602
Horários do ônibus Corrêas x Araras - Vale de Santa Luzia - Linha 618


Distâncias das Capitais



   Rio de Janeiro (RJ): 90 km
   São Paulo (SP): 500 km
   Belo Horizonte (MG): 580 km


Quando Ir



O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar os morros de Petrópolis, principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável.
Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.


Acampamento



É muito exposto o acampamento no cume da Antas Sudoeste pois é um dois pontos mais alto dessa serra e também em seu cume não possui vegetação alta que possa dar um certo abrigo para as barracas. Também não existe água no cume, é preciso levar desde o início da caminhada.


Mapa Dinâmico






Download Carta Topográfica



Carta Topográfica Itaipava - SF-23-Z-B-I-4 - 1:50.000


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 187 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20330776
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish