Parque Nacional da Serra da Bocaina abre edital para voluntários

Uma ótima oportunidade para quem gosta de lidar com o público e ficar em contato com a natureza. Acaba de ser aberta nova chamada para inscrições do programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), em Paraty. Ao todo, são 17 vagas, a maioria para a área temática de Uso Público, sendo dez para o feriado de Carnaval e seis para o período pós-carnaval.

As atividades serão realizadas na região de Trindade. A única exceção é para a vaga de Regularização Fundiária, cujas atividades serão realizadas na parte alta do Parque, em São José do Barreiro.

O objetivo do programa, segundo administração do parque, é agregar força de trabalho à equipe gestora do Parque Nacional da Serra da Bocina de forma a aumentar a participação da sociedade na gestão da Unidade de Conservação e estimular a população a exercer a cidadania além de sensibilizá-la sobre a importância do Parque para a conservação do meio ambiente no Bioma Mata Atlântica.

Todos os inscritos receberão um e-mail com o resultado da seleção. Os voluntários terão direito a um certificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, contendo a área temática de atuação e carga horária referente aos trabalhos prestados ao PNSB.

Mas, atenção, O PNSB não tem como viabilizar o transporte dos voluntários de suas cidades até o município onde será exercido o trabalho voluntário. “Todos os voluntários têm que participar da capacitação que é realizada no primeiro dia de trabalho. Os selecionados deverão entrar em contato com o

PNSB até às 12h do dia 14 de fevereiro (sexta-feira)”, orientou a assessoria do parque Nacional da Serra da Bocaina, frisando que o prazo para inscrições encerra-se amanhã, 6 de fevereiro.

Como tudo começou

Em outubro de 2012 o Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) assinou o Termo de Adesão ao Programa de Voluntariado do ICMBio, conforme Instrução Normativa do ICMBio nº 03/2009.

O principal objetivo do Programa de Voluntariado do PNSB é estimular os voluntários a exercerem a cidadania, aumentar a participação da sociedade na gestão do Parque e sensibilizar a população sobre a importância da Unidade para a conservação do meio ambiente.

O Programa de Voluntariado contribui para a solução de parte das limitações de recursos humanos do PNSB, ao mesmo tempo em que promove a integração entre a sociedade e as ações da Unidade de Conservação, sensibilizando e capacitando para atividades ligadas à preservação ambiental.

As vagas para voluntários no PNSB são limitadas e oferecidas em períodos específicos, de acordo com a demanda. Elas são divulgadas via site do ICMBio, site do PNSB e através de mailing.

No primeiro ano de execução do programa (2013), as seguintes áreas o PNSB foram beneficiadas: Uso Público, Gestão Participativa, Pesquisa, Comunicação Social e Regularização Fundiária. A proposta é ampliar cada vez mais as áreas do PNSB a serem beneficiadas com o trabalho voluntário.

Fonte: ICMBio

Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 284 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20246448
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish