ÔĽŅ

Travessia Lapinha x Tabuleiro

Travessia Lapinha x Tabuleiro


Tipo: Travessia

Região: Serra do Cipó, ao sul da Cordilheira do Espinhaço

Localização: Santana do Riacho - MG, Brasil, América do Sul

Lat/Lon m√©dias: 19 e 20¬ļS e 43 e 44¬ļW

Atividades: Travessia e Banho de Rios e Cachoeiras

√Čpoca do Ano: Ver√£o, Primavera, Outono e Inverno

Altitude M√°xima: 1.687 m (Pico do Breu)


Descrição

Essa singular travessia de 3 dias que se inicia no Vilarejo da Lapinha acabando na Vila de Tabuleiro, cruza a Serra do Espinhaço de Oeste para Leste, na região denominada de Serra do Cipó. Nessa travessia passa-se por picos, piscinas naturais, rios de água cristalina, campos rupestres, matas, cerrado e belíssimas cachoeiras.

A trilha dessa travessia é muito confusa, pois não é uma trilha convencional que estamos acostumados a encontrar e sim são caminhos que foram marcados no terreno pelos gados dessa região e pelos moradores do local quando se locomovem de um ponto para o outro, é por isso tem caminho para tudo que é direção.

No primeiro dia √© preciso atravessar a Serra do Breu (ou Serra da Lapinha); pode-se dar a volta na Serra (mais a direita) que √© a trilha normal al√©m de ser bem mais f√°cil, ou passar por dentro (iniciando a subida na cachoeira da Lapinha). Como somos montanhistas de cora√ß√£o, preferimos passar por dentro da serra. Logo no come√ßo do primeiro dia se tem uma grande surpresa: √© uma vis√£o de tirar o f√īlego ao ver a lagoa da Lapinha do alto da Serra do Breu. Muitas pessoas preferem dar a volta na Serra, mas com certeza esse foi o local onde tirei as melhores fotos de toda a travessia.


Lagoa da Lapinha da Serra

Nesse dia passaremos ao lado do Pico do Breu, ele possui 1.679 m de altitude e é o ponto culminante de toda Serra do Cipó, do seu topo é possível ter uma visão de toda a região do Cipó, varias cachoeiras e a belíssima Lagoa da Lapinha. Quem tiver tempo pode fazer uma visita ao seu cume.

Lapinha est√° dentro da APA Morro da Pedreira, e est√° situada na Bacia Hidrogr√°fica do Rio das Velhas.


Atravessando a Serra do Breu

Normalmente, o primeiro pernoite é feito na casa da Dona Ana Benta, que é uma senhora que já passou dos 70 e vive sozinha em uma fazenda. Praticamente tudo que ela precisa para viver, ela tira de sua terra, com suas próprias mãos.


Visual da descida da Serra do Breu

Uma hora antes da casa da Dona Ana Benta, cruza-se o leito de um c√≥rrego chamado de Parauninha - um lindo riacho com areia branca e bem fininha (lembra uma prainha). √Č um excelente lugar para um mergulho.

No segundo dia, a caminhada vai da casa da Dona Ana Benta até a casa da Dona Maria, onde é feito o segundo pernoite. Nesse dia a caminhada é feita pela crista da Serra do Cipó em uma altitude média de 1.300 m onde toda a diversidade dos campos de altitude poderá ser observada. Nesse dia normalmente é feita a caminhada até a parte de cima da Cachoeira do Tabuleiro, que é a terceira maior do País e a primeira do Estado de Minas Gerais. Sua queda possui 273 m de altura.

O local do acampamento na casa da Dona Maria √© em um plat√ī, onde se tem uma vis√£o incr√≠vel de parte da Serra do Cip√≥. √Ä noite avistamos luzes de muitas cidades, como as luzes pr√≥prio vilarejo de Tabuleiro.


Visual do Acampamento da casa da Dona Maria

Dona Maria √© uma senhora de cerca de 70 anos de idade, que mora com seu marido em uma casa muito simples e sem luz el√©trica, no alto da serra. Mesmo com essa idade, praticamente tudo que ela come vem de seu quintal (ela tem algumas planta√ß√Ķes e cuida de porcos e galinhas). Durante as f√©rias escolares a casa dela fica lotada com seus netos.

Tanto na Casa da Dona Ana Benta quanto na da Dona Maria, temos a opção de tomar um banho e jantar uma comidinha tradicional mineira. A maioria dos ingredientes são cultivados no próprio local, e o prato é simples, mas muito saboroso. Quando jantamos na casa da Dona Maria comemos arroz, feijão, macarrão com molho de tomate, farinha e carne de porco assada. Tudo estava uma delícia! De manhã, ela nos ofereceu um café com requeijão e o melhor que tudo isso (acampamento, banho, janta, café) custou R$25,00.

O terceiro dia é praticamente de descida. Caminha-se da casa da Dona Maria até a parte de baixo da Cachoeira do Tabuleiro - que fica dentro do Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo. Chega-se à parte baixa da cachoeira pelo leito do rio, pulando de pedra em pedra. Esse local é ideal para aproveitar um refrescante mergulho na gigante piscina natural da cachoeira que tem cerca de 60 metros de profundidade. A cachoeira é tão alta que a água normalmente evapora antes de tocar o chão, formando uma garoa.


Cachoeira do Tabuleiro

A travessia não acaba aí; ainda tem uma caminhada de quarenta minutos do parque para o vilarejo de Tabuleiro, onde se tira a tradicional foto do final da travessia em frente à igrejinha.


Foto Tradicional na Igrejinha de Tabuleiro no Final da Travessia

Uma grande curiosidade dessa travessia √© a variedade de plantas. A cada momento encontramos as mais ex√≥ticas plantas. Sua vegeta√ß√£o se apresenta de tr√™s tipos: na parte baixa da serra, a vegeta√ß√£o de serrado com suas √°rvores baixas e tortuosas; ao longo do curso dos rios, a mata de galeria com suas √°rvores frondosas. Nas partes mais elevadas, pelos grandes agrupamentos bot√Ęnicos dos campos de altitude onde encontramos uma esp√©cie protegida e end√™mica da canela-de-ema (Vellozia piriseana) sobre a qual cresce uma orqu√≠dea, tamb√©m end√™mica da serra do Cip√≥, a Constantia cipoenasis.

A Serra do Cipó possui essa grande biodiversidade de plantas, porque no alto da serra chove pouco e, devido a superfície rochosa, a água escorre rapidamente. A natureza então - demonstrando toda a sua criatividade e adaptabilidade - desenvolveu plantas com capacidade de retirar, com suas folhas, água da umidade do ar.


Tapete de Flores na Travessia

Montanhas, c√Ęnions, rios, cachoeiras, campos e recantos de grande beleza est√£o por toda parte. A regi√£o ainda possui vest√≠gios de ocupa√ß√£o pr√©-hist√≥rica, testemunhada nas pinturas rupestres dos diversos s√≠tios arqueol√≥gicos.

   Altitude M√°xima: 1.461 m (apenas da Travessia).
   Altitude Pico do Breu: 1.687 m (alternativo).
   Altitude Inicial: 1.100 m (Lapinha da Serra).
   Altitude final: 618 m (Tabuleiro).
   N√≠vel: Caminhada Pesada.
   Dura√ß√£o: 2 a 3 dias.
   Dist√Ęncia: 28,7 km.
   Carta Topogr√°fica: Baldin.
   Atra√ß√£o: Paisagem e Banhos de rios e cachoeiras.


Clima

O clima da regi√£o √© tropical de altitude, com temperatura m√©dia anual de 21¬įC. De abril a novembro, per√≠odo seco, √© o melhor per√≠odo para cruzar os rios, tomar banhos e praticar rapel. No restante do ano, chove mais, por√©m as cachoeiras ficam mais cheias e a vegeta√ß√£o, mais florida.


Localização

A Serra do Cipó está localizada no estado de Minas Gerais, à apenas 100 Km da capital mineira. O principal acesso é através da Rodovia MG-10, passando por Lagoa Santa e Almeida.


Logística

Logística da Travessia Lapinha - Tabuleiro


Quando Ir

A região fica florida o ano inteiro, mas de maio a agosto a temperatura é mais agradável. Entre abril e novembro, período de seca, os banhos e o rapel nas cachoeiras tornam-se mais fáceis. De dezembro a março, com as chuvas frequentes, as cachoeiras ganham mais volume.


Dist√Ęncia da Capitais

   Belo Horizonte: 96 km
   Rio de Janeiro: 540 Km
   S√£o Paulo: 682 Km
   Bras√≠lia: 814 Km
   Diamantina: 248 Km
   Lagoa Santa: 60 Km
   Jaboticatubas: 47 Km
   Serro: 143 Km
   Sete Lagoas: 100 Km


Acampamento

O acampamento nessa travessia vai variar um pouco de acordo com a hora de início ou se vai passar ou não por dentro da Serra do Breu, mas as principais áreas de acampamento são:
   Curral de Pedra (mais pr√≥xima a Lapinha),
   Casa da Dona Benta (meio da Travessia, depois da prainha) e
   Casa da Dona Maria (normalmente √© usada no √ļltimo dia da Travessia, perto da parte de cima da Cachoeira do Tabuleiro).


Mapa da Travessia

Mapa da Travessia Lapinha - Tabuleiro


Carta Topogr√°fica

Carta Topogr√°fica de Baldim - SE-23-Z-C-III


Galeria de Fotos

2006-01 - Travessia Lapinha x Tabuleiro


Dicas

   N√£o esque√ßa de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo

..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informa√ß√Ķes, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustra√ß√Ķes, fotografias, textos, gr√°ficos e outros arquivos inclu√≠dos neste site s√£o protegidos pela legisla√ß√£o de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou s√£o utilizadas apenas mediante autoriza√ß√£o.

Toda c√≥pia sem autoriza√ß√£o do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodu√ß√£o ou fora das estipula√ß√Ķes legais constitui contrafa√ß√£o, um ato il√≠cito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

coment√°rios  

 
0 #29 AlvaroDestinos 05-11-2015 09:24
Citando Kelly Mendes:
Ol√° Clube dos aventureiros,

Vcs saberiam me informar alguma agencia ou grupo que organiza essa travessia para os feriados do pr√≥ximo semestre, 2015/2¬ļ?

Fico no aguardo.

Att.


Bom dia.

A Destinos Adventure organiza, curta a pagina no facebook. Whats (31) 91667154
Citar
 
 
0 #28 LEONEL SANTOS 24-08-2015 14:31
ALGU√ČM TEM O TELEFONE DO CAMPING?
Citar
 
 
+2 #27 Brenda Reis 17-08-2015 10:20
Alguem pode por favor me passar um contato de um Guia para essa travessia??? Agencias nao, por favor, sao muito caras. Quero um contato de um guia autonomo.
Citar
 
 
0 #26 Kelly Mendes 30-07-2015 11:24
Ol√° Clube dos aventureiros,

Vcs saberiam me informar alguma agencia ou grupo que organiza essa travessia para os feriados do pr√≥ximo semestre, 2015/2¬ļ?

Fico no aguardo.

Att.
Citar
 
 
0 #25 20-04-2015 16:02


Show de bola sua decsrição, organização e conhecimento sobre a travessia. Ajudará muito certamente... abs e parabéns...
Citar
 
 
0 #24 27-03-2015 19:19
Hugo Parabéns pelo relato. Precisava MTU do mapa em tamanho grande. Se VC puder enviar para mim serei MTU grato.
Citar
 
 
0 #23 12-02-2015 09:01
Bom dia! Parabéns pelo relato! Gostaria de fazer essa travesia no carnaval e estou aguardando a previsao do tempo pra confirmar. Como faço para reservar um quatro ou até mesmo o espaço do camping da casa da Dona Maria? Alguém teria o telefone de lá ou seria apenas chegar. Meu medo é que como se trata de um feriado pode estar cheio. Obrigada
Citar
 
 
0 #22 Vinicius Machado 03-02-2015 13:16
Alguem pode me passar os telefones do transporte de Santana do Riacho para Lapinha, dos campings da D. Maria e D. Benta e do transporte de Tabuleiro para Conceição do Mato Dentro?
vlw
Citar
 
 
+3 #21 10-01-2015 15:06
fala galera! eu sou sobrinho da dona ana e a u mes atras ela faleceu em conceição do mato dentro, talvez a galera do mato que passe por la não encontre ninguem la meu tio o lucas santana que fica la as vezes. um abraço a todos
Citar
 
 
0 #20 03-09-2014 12:34
Fábio Torres(Cabeção) , Gabriel Torres, Gustavo Passos, Edson do Nascimento (Topó),Carlos Rogério(Marinho Gago)concluímos o feito e presenciamos este grande privilégio, obrigado meu Deus!
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avalia√ß√£o do Usu√°rio: / 3
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usu√°rio v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Por favor, informe um Senha v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Senhas n√£o conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails n√£o conferem. ?>


Quem est√° Online

N√≥s temos 335 visitantes e 1 membro online
  • ayalafonseca

Estatísticas

Visualiza√ß√Ķes : 19815757
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish