Parque Nacional do Caparaó - 2004-07

O Clube dos Aventureiros se reuniram no dia 30 do Julho de 2004 para irem ao Parque Nacional do Caparaó. O Ponto de encontro foi à rodoviária Novo-Rio.

Do Rio fomos para a Cidade de Espera Feliz - Es, que é a cidade mais próxima do parque para quem vai de ônibus. O ônibus era velho e barulhento mal dava para dormir. Fizemos apenas uma parada, cerca de 2 horas de distância do Rio, e lá pelas 5h da manhã já estávamos na Rodoviária de Espera Feliz - ES. Tivemos que ficar na rodoviária cerca de 2 horas, pois o ônibus circular para Pedra Menina só saia da rodoviária as 7:00h, mas nesse meio tempo fomos comprar as passagens de volta para garantir nossa volta, já que o guichê da rodoviária abre as 6h da manhã.

Pegamos o ônibus circular e depois de quase 50 minutos estávamos em Pedra Menina, só que de Pedra Menina até o Parque são mais 12km de estrada de terra e nós não tínhamos reservamos o transporte para o acampamento Casa Queimada, foi um problema bem grande, perdemos muito tempo até arrumar uma carona até a entrada do parque, conseguimos somente por que o pessoal local é muito simpático e prestativo, muito diferente do pessoal das cidades grandes.

Da portaria do Parque foi mais fácil arrumar o transporte para nos levar até o acampamento, mas acho que também foi sorte, estava parado lá o Sacha (um gringo que se mudou para a região e presta esse serviço) com sua Toyota modificada com uns bancos de madeira na parte da caçamba, combinamos com ele de cara a ida e a volta, para não perder mais tempo. A estrada que liga a portaria ao camping é muito bonita, tiramos muitas fotos, mas também comemos muita poeira, cheguei no acampamento marrom de tanto pó.

Assim que chegamos ao camping arrumamos as barracas e corremos para entrar na trilha, era 13:00h da tarde e chegamos no Bandeira as 16:00h, assim que chegamos no Bandeira baixou uma neblina que não conseguíamos ver mais nada mesmo assim ficamos lá um tempo tirando fotos e lanchando.

Descemos do Pico as 17:30h, chegando no camping por volta das 19:00h, fizemos esse trajeto devagar pois já estava escuro e tinha um integrante do grupo que esqueceu a sua lanterna.

A noite esfriou muito e fez 7º. Negativos, foi uma noite horrível, nossa barraca até congelou.

Acordamos por volta das 6:00h da manhã e tomamos nosso chocolate quente para esquentar e por volta das 9:00h da manhã corremos para a trilha, mas dessa vez era para ir para o Pico do Cristal, ao cruzar o pequeno rio sabia que a tínhamos que subir mais um pouco e ir para a esquerda, só que não existia marcação, mas fomos assim mesmo, nesse ponto não tinha trilha mas muito mato, fomos pelo mato (cuidado ali pois existe muito buraco) até chegar uma chapada, aí só foi seguir os totens até o Pico, chegamos lá por voltas das 11:00h da manhã, fizemos um lanche e tiramos muitas fotos e voltamos, chegando no acampamento por volta das 14:00h da tarde.

Voltamos cedo do Pico do Cristal por que tínhamos que levantar acampamento, pois  as 16:00h estava marcado para o Sacha nos pegar e levar até a portaria do Parque.

Na portaria do parque por volta das 17:00h encontramos a alma caridosa que tinha nos dado uma carona até a portaria do parque no dia anterior, e essa alma caridosa nos levou até a rodoviária de Espera Feliz - ES, mas antes de ir para o rodoviária fizemos algumas paradas, pois estava muito cedo, o horário do nosso ônibus era 22:00h.

Chegamos ao Rio já de manhã, pegamos um táxi para ir para casa, pois já era segunda e era dia de trabalho. Ótimas lembranças desse fim de semana, assim que cheguei no Rio já estava fazendo planos para voltar novamente.

Até a próxima...

Hugo de Castro

..: Clube dos Aventureiros :..