ÔĽŅ

Mapas, dicas e relato desta bela Travessia Lapinha - Tabuleiro!

Mapas, dicas e relato desta bela Travessia Lapinha - Tabuleiro!
Por Cela,
« em: 26 de Abril de 2006, 15:10 »

--------------------------------------------------------------------------------

Pessoal,

Antes de mais nada, gostaria de agradecer, em público, ao Hugo pelas dicas preciosas que ele me deu pra poder fazer essa travessia. Fui na última Semana Santa, entre os dias 13 e 15/abril.

Saímos da Lapinha as 13:00hs do dia 13/04, debaixo de uma pancada de chuva que foi aumentando com o tempo. Por causa da chuva e também como ninguém do grupo conhecia essa travessia, optamos em contornar a Serra do Breu, ao invés de passarmos por dentro. Esse contorno é bem tranquilo, sem erro.


Nesse mesmo dia fomos até as margens do rio Parauninha (no caminho cruza-se com diversos riachos, ótimos para abastecer os cantis) onde montamos nosso 1o. acampamento. (Nesse dia não conseguimos achar a tal casa da Dona Benta).

No 2o. dia, nosso objetivo era chegar até a casa da Dona Maria e, se fosse possível, seguir até a parte alta da cachoeira. Para isso, seguimos o vale do PArauninha (de um lado fica a Serra do Breu, do outro uma pequena serra que precisamos cortá-la), "caindo" pra direita, a fim de nos aproximarmos dessa serra menor. Chega-se num ponto em que a subida é facilmente identificável, tendo-se um baita visual lá de cima. Logo depois dessa subida, cruza-se uma porteira e partimos na direção Leste/Nordeste até chegar num bom riacho para um mergulho e um lanche reforçado. Cruza-se esse riacho (e vários outros menores pelo caminho) e, sem erro, chega-se na casa da Dona Maria. Chegamos lá por volta das 14:00hs e como estava ainda cedo, resolvemos partir pra parte de cima da cachoeira do Tabuleiro, com as mochilas cargueiras, pois estávamos apostando que encontraríamos um local pra acampar. Pedimos informações pro marido da Dona Maria sobre qual caminho a seguir e partimos. Logo após um riachinho (ótimo pra abastecer os cantis), passa-se ao lado de uma outra casa (acho que abandonada) e segue-se a trilha. Num determinado momento, pega-se uma bifurcação para a esquerda (se seguir adiante desce-se um vale -> caminho errado!!!) e logo depois encontra-se uma cerca e porteira. NÃO se cruza a porteira. Segue-se por uma trilha que vai para a direita, que vai de encontro a um morrote. A subida desse morrote é a última. De lá, apenas se desce, por um bom tempo, até chegar no Ribeirão que forma a cachoeira. Mas e o local pra acampar?! Demos uma baita sorte e encontramos uma clareira a uns 200m do Ribeirão onde pudemos montar nossas barracas. Chegando no Ribeirão também há uma área (menor) pra acampar, mas existem umas placas dizendo que é proibido acampar.

Um pessoal ficou cuidando das mochilas e armando o acampamento, enquanto que eu e mais alguns fomos até a parte de cima da cachoeira. INACREDITÁVEL a vista que se tem lá de cima! Realmente de se tirar o fôlego. Ponto alto da caminhada!!! O caminho até a boca da queda é pelo leiro do riacho mesmo...não tem escapatória (o caminho mais razoável que achei foi pelo lado esquerdo do riacho).

No 3o. e último dia resolvemos levantar acampamento e partir pra parte de baixo da cachoeira, por um caminho alternativo que evita voltar todo o caminho até a Dona Maria e dali continuar pela trilha até o Tabuleiro. Mas, lógico, antes fomos tomar mais um banho no riacho e voltar até a queda da cachoeira. Na volta do banho encontramos um guardinha do Parque Municipal em que fica a cachoeira (Parque Municipal Ribeirão do Campo). Pudemos perceber que a proibição naquela área pra acampar é pra valer mesmo. Não tivemos problema porque estávamos mais acima, mas um outro pessoal que chegou mais tarde teve problemas. Partimos dali eram 12:00hs e, seguindo as orientações do guardinha, cruzamos o riacho e subimos um morro que fica logo em frente. Pega-se o caminho da direita e, ao se chegar perto de uma cerca, cruza-se ela com o objetivo de descer o morro até o vale abaixo. Nesse trecho não existe trilha, como bem disse o guarda e fomos varando mato ladeira abaixo. Uma parte do grupo foi por um caminho mais a direita, numa curva de nível mais "suave" com o objetivo de encontrar uma trilha avistada lá embaixo que, acreditávamos (e estávamos certos), que nos levaria até a parte de baixo da cachoeira. Juntamos o grupo novamente e continuamos pela trilha, agora numa mesma cota decurva de nível e bem batida, sem erros. Chegamos numa placa, quando já podemos ver uma parte da queda da cachoeira e pegamos a esquerda. Dali pra baixo é um ladeirão só, sem a mínima hipótese de erro. É só seguir a trilha erodida que chega-se em pouco tempo ao Ribeirão da cachoeira. Mais uns 30 minutos subindo e....Cachoeira do Tabuleiro!! Toda queda bem diante dos nossos olhos. Outra vista inacreditável!!!! Fomos no poção, ficamos tomando um banho e fomos até a base da cachoeira. Impagável....

Chegamos na cachoeira por volta das 16:00hs e ficamos até as 17:00hs, quando o guarda do parque que ficava lá dando uma de "babá" avisou que o parque estava fechando. Voltamos e fizemos o caminho tradicional para a cachoeira, numa trilha bem íngreme e erodida, chegando na entrada/saída do parque as 18:00hs.

Pra encerrar, pessoal, uma dica : FAÇAM ESSA TRAVESSIA! Passa por campos belíssimos, serras maravilhosas, como a do Breu e, se não bastasse, termina numa cachoeira ALUCINANTE que é a Cachoeira do Tabuleiro!

Ah, outra dica. Gravei a travessia toda em GPS e também tenho a carta topográfica da região (Baldim). Quem quiser, é só me pedir, em pvt, ok?

No mais, qualquer outra dica que possa dar, fiquem a vontade em perguntar! Será um prazer!

Abraços,
Carlos 
 
Artigos Relacionados:

coment√°rios  

 
0 #16 10-01-2014 14:43
Estou interessado em fazer esta travessia, poderia me enviar o mapa e o tracklog, abç
Citar
 
 
0 #15 davidson pereira cardoso 06-09-2013 14:53
VOu fazer a travessia no dia 20/09/2013 quem quiser ir me envie email davidsonbembem@ gmail.com ou add no face davidson sobrevivenciali sta
Citar
 
 
0 #14 29-06-2013 23:32
Carlos,
Voce ainda possui a tracking da travessia?
Citar
 
 
0 #13 03-11-2012 15:46
Olá Carlos estou pensando em fazer a travessia dia 15 próximo se possível gostaria que me enviasse seu mapa e as coordenadas no GPS.

Grato.
Citar
 
 
0 #12 01-10-2012 14:18
e ai carlos, boa tarde.
tbm gostaria do seu mapa da travessia. Tem algum guia na Lapinha pra acompanhar na travessia?
senao tiver guia, so com o mapa eu consigo fazer sozinho (nivel de dificuldade?)?
aguardo resposta.
obrigado.
Citar
 
 
0 #11 25-06-2012 09:30
olá Carlos. Você poderia disponibilizar o tracking do gps para a travessia lapinha tabuleiro. um abraço e obrigado
Citar
 
 
0 #10 25-06-2012 09:29
Olá Carlos. Você ainda está disponibilizand o o tracking do GPS para a travessia lapinha tabuleiro? como posso pegá-lo. um abraço e obrigado
Citar
 
 
0 #9 13-06-2012 20:41
Ol√° Carlos, vou fazer a travessia em julho. √Č poss√≠vel voc√™ me enviar o mapa e a trilha no GPS?
Parabéns pelas dicas.
Grato.
Citar
 
 
0 #8 19-04-2011 10:15
Citando lucio flavio:
entao turma que deseja a travessia na semana santa, caso a comunidade no orkut nao consiga uma VAN que e o ideal para essa travessia tem o onibus da saritur que sai de bhte na quinta as 5.45hs da manha com destino a santana do riacho..vou nesse balaio ou de VAN..para isso e preciso fechar transporte o mais rapido possivel...estou com muita saudade da dona maria e seu jose olinto....gente da melhor qualidade....e onde se come o melhor frango caipira de toda minas gerais...


Fala Man,

estou indo pra lapinha amanha, e na quinta inicio a travessia!!
Se tiver o interesse em faze-la juntos, pois meu grupo sou eu e mais uma pessoa apenas!!
abraço
Citar
 
 
0 #7 16-04-2011 18:52
entao turma que deseja a travessia na semana santa, caso a comunidade no orkut nao consiga uma VAN que e o ideal para essa travessia tem o onibus da saritur que sai de bhte na quinta as 5.45hs da manha com destino a santana do riacho..vou nesse balaio ou de VAN..para isso e preciso fechar transporte o mais rapido possivel...estou com muita saudade da dona maria e seu jose olinto....gente da melhor qualidade....e onde se come o melhor frango caipira de toda minas gerais...
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avalia√ß√£o do Usu√°rio: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usu√°rio v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Por favor, informe um Senha v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Senhas n√£o conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails n√£o conferem. ?>


Quem est√° Online

N√≥s temos 148 visitantes online

Estatísticas

Visualiza√ß√Ķes : 19863338
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish