ÔĽŅ

Bota Snake Trilogia


Tenho uma avalia√ß√£o regular dessa famosa bota, talvez a bota nacional para trekking mais vendida do pa√≠s que atualmente est√° na terceira gera√ß√£o, a Bota Snake Trilogia. Nesse artigo escrevo minhas impress√Ķes e tamb√©m¬† algumas observa√ß√Ķes, algumas infelizmente negativas.

No quesito peso classifico a Trilogia entre normal para pesado para uma bota de trekking de couro, pois ela possui 678g com refer√™ncia o tamanho 40. Para termos uma melhor id√©ia desse quesito o ideal √© fazermos alguns comparativos entre botas e marcas: A bota Ponta de Flecha da Guaicurus que tamb√©m √© de couro pesa 600g o tamanho 35, a bota Tit√£ da N√īmade que √© feita de cordura pesa 578g o n√ļmero 40, a bota Triton de couro tamb√©m da N√īmade pesa 600g o n√ļmero 40 e possui entresola. Se compararmos com os coturnos e botas militares que tem um cano bem mais alto e s√£o mais robustos a Trilogia n√£o fica muito longe no quesito peso, pois na m√©dia de peso dessas botas t√°ticas √© de 750g, tamb√©m como refer√™ncia o n√ļmero 40.

A Trilogia tem aparentemente um bom acabamento e parece que todo material usado √© de qualidade, como o couro usado, os cadar√ßos, os ilh√≥s, o solado... mas infelizmente j√° precisei enviei a minha bota para f√°brica para colar o solado que estava soltando, e ficou muito bom o servi√ßo, mas infelizmente come√ßou a descolar novamente. Tamb√©m no quesito acabamento a forra√ß√£o interna da bota est√° ficando um pouco frouxa, mas um ponto positivo √© que a bota √© feita com um √ļnico peda√ßo de couro (monobloco), sem costuras, o que aumenta muito a durabilidade da bota.

Outro ponto negativo, na minha opinião, é sobre o quesito conforto. A Trilogia não possui entresola e a sua palmilha é muito fina e dura, ou seja, pisamos praticamente em cima do duro solado Vibram, sem nenhuma camada mais confortável entre a sola de nosso pé e o próprio solado da bota.

Eu não entendo qual é o problema de se fazer uma palmilha mais confortável! Esse problema não é apenas da Snake, mas sim de muitos fabricantes que não se deram conta que uma palmilha mais macia pode proporcionar um grande aumento no conforto com um aumento de custo insignificante. Até fabricantes de sapato sociais masculinos já perceberam que é essencial o conforto e muito deles já estão fabricando calçados com palmilhas ultra macias.

Ainda no quesito conforto ela fica muito a desejar, pois ela sempre me machuca e olha que meu pé é bem grosso e está acostumado com botas, mas mesmo assim a Trilogia roça tanto no meu calcanhar deixando-o completamente vermelho e sensível, mesmo colocando um pouco de vaselina. Praticamente toda vez preciso colocar uma camada de esparadrapo no calcanhar para evitar que minha pele seja arrancada, e o mais incrível é que a bota praticamente pui (desgasta) todas as meias que eu uso, também no calcanhar, mas o mais estranho que isso só acontece no pé esquerdo. Será que o problema é meu pé? Pelo que percebi a forração interna da bota, que parecer ser de flanela, na altura do calcanhar afrouxou com o uso e essa forração provavelmente está enrugando e aumentando muito o atrito no calcanhar.

No quesito impermeabilidade a Trilogia possui uma exclusiva tecnologia, chamada de "DRY", composta por uma membrana de polyester n√£o porosa, extremamente leve e fina, √† prova d¬ī√°gua mas que permite a transpira√ß√£o do p√© evitando a condensa√ß√£o e eliminando o suor para o meio externo. A membrana "DRY" da Snake somado com o couro hidrofugado, costuras vedadas e estruturas mant√™m os p√©s secos em condi√ß√Ķes normais. N√£o podemos esquecer que se √© dif√≠cil da √°gua entrar, da mesma forma √© dif√≠cil de sair, ou seja, se entrar √°gua s√≥ tirando a bota do p√© para escorrer, ou seja, se for trilhar em ambientes h√ļmidos ou com muitas travessias de rio a Triologia n√£o √© para voc√™.

O problema mais grave da Snake Trilogia foi a ader√™ncia, foi totalmente decepcionante, j√° tive muitos escorreg√Ķes, principalmente quando vou andar em trilhas em rochas, e se estiver molhada, esquece, √© queda na certa, e isso n√£o acontece s√≥ comigo, conhe√ßo muita gente que j√° me relatou esse mesmo problema. Se voc√™ for trabalhar com essa bota no centro da cidade em dias de chuva, esquece, voc√™ n√£o vai parar em p√©! √Č muito dificil andar com a Trilogia nas famosas pedras portuguesas quando as mesmas est√£o molhadas.

Só para ilustrar o problema da aderência vou contar uma pequena historia: Com relação a esse problema entrei em contato com o fabricante, e eles alegaram que realmente foi detectado um problema desse tipo, mas que esse solado já foi substituído por um novo, mas muitas lojas ainda possuem estoque da Trilogia com esse solado Vibram antigo, o "TRAIN RUN", e que as novas botas estão saindo com o solado Vibram "OUT DOOR"*, que é um solado com uma aderência melhor.

A solu√ß√£o que eles me deram foi mandar a minha bota para a f√°brica para ser feita uma an√°lise mais detalhada, e isso foi o que eu fiz. Eles fizeram a an√°lise e confirmaram o meu solado como o "OUT DOOR", que deveria ser o solado com uma boa ader√™ncia, mas n√£o tinha. Ap√≥s a minha insist√™ncia eles mandaram minha bota para o fabricante do solado (Vibram) e l√° fizeram exames e constataram que o solado estava com todas as especifica√ß√Ķes normais. Depois que minha bota voltou para a SNAKE, recebi uma liga√ß√£o de l√° da gerente de produtos, e ela me perguntou onde eu costumava ir com minha bota, a√≠ eu falei Serra dos √ďrg√£os, Itatiaia, PNT,.... Depois do questionamento a pessoa que estava falando comigo foi conversar com o respons√°vel do desenvolvimento dos cal√ßados da SNAKE, a√≠ pela minha surpresa eles falaram que a bota Trilogia n√£o se encaixava no meu perfil e me recomendaram um t√™nis novo que √© para quem faz corridas de aventuras (o R22). Achei tudo isso um absurdo...


A Trilogia é uma bota muito boa no que diz respeito à durabilidade e resistência a água, no quesito peso tem uma avaliação regular e no que quesito atendimento ao consumidor, conforto e aderência fica muito a desejar. Infelizmente essa má avaliação não é só minha... no dia em que comprei a minha, comprou comigo mais dois amigos e os três compraram a Trilogia e nós três tivemos problemas.

Quem j√° teve alguma experi√™ncia com a Trilogia escreva nos coment√°rios abaixo as suas observa√ß√Ķes. Como fiz uma avalia√ß√£o negativa eu gostaria de saber se todo mundo teve os mesmo problemas que eu, pois n√£o quero ser injusto com essa famosa bota nacional, v√° que o problema √© s√≥ comigo e com meu p√©!

* Esse solado equipa praticamente todas as Botas da Snake al√©m de botas de outros fabricantes como a N√īmade.

Artigos Relacionados:

coment√°rios  

 
0 #17 05-04-2015 13:50
Tenho uma Trilogia III. Todas as vezes que fiz trilha com ela fiquei na mão porque o solado descolou. O conforto deixa a desejar pois é uma bota dura e muito pesada. A garantia é outro ponto fraco: cobram R$ 130,00 + envio para consertar a sola que descolou!
Comprei uma Forclaz 100 e vamos ver no que d√°. Snake nunca mais...
Citar
 
 
+1 #16 Cleto Delgado de Souza Filho 18-03-2015 15:17
Prezados
Posso lançar um comentário que ajudará vocês. Comprei um sapato para trilha da marca "QUECHUA" na loja DECATHLON. Por enquanto não tenho queixas. Já fiz 5 trilhas pesadas com ele, e correu tudo bem.
Citar
 
 
0 #15 16-11-2014 11:55
Botas snake est√£o fora de cogita√ß√£o. J√° tive duas Trilogy (I e III). Eram botas razo√°veis, e pioraram vertiginosament e ao longo dos anos. Infelizmente outro ponto negativo da marca √© o p√©ssimo atendimento ao cliente no quesito garantia. Entretanto, eu gostava delas quando usavam solado MSM. Por√©m, a Snake seguiu uma tend√™ncia de v√°rias outras marcas tais como Northface de usar o P√ČSSIMO solado VIBRAM. Esse √© um lixo de solado que n√£o resiste a trabalhos de campo, com baixa durabilidade e ader√™ncia question√°vel. Sou bi√≥logo e a experi√™ncia com a marca Snake tem sido p√©ssima...e o solado vibram independente de qual marca de bota se mostrou um solado fraco, e que dura muito pouco. Portanto eu n√£o recomendo nenhuma bota com esse solado.
Citar
 
 
+1 #14 Mickael Viana Machado 14-05-2014 14:31
Caros, a √ļnica experi√™ncia que tive com a bota Snake foi p√©ssima (n√£o lembro o modelo)...o solado descolou completamente na primeira trilha....tentei utilizar cal√ßados da timberland, por√©m as bolhas me fizeram doar os dois modelos que eu tive...Atualmente tenho utilizado botas de EPI para fazer caminhadas (como mencionado no coment√°rio #8) s√£o leves, confort√°veis e muito mais em conta (custa cerca de 100 R$)....estou com um modelo da Marluvas (50B26) √© esteticamente bonita, bastante resistente, basta trocar a palmilha, pois a que vem de f√°brica √© de p√©ssima qualidade....o detalhe destas botas que considero negativo √© que deixa um chul√© brabo, mas nada que um bom talco n√£o resolva! ;)
Citar
 
 
0 #13 09-05-2014 14:44
Ol√° gostaria de saber a historia da marca Snake? Como foi fundada ETC.
Citar
 
 
0 #12 11-06-2012 22:27
Gosto muito da minha. Tenho a minha a mais de 5 anos, ando de moto, j√° subi o Cambirela/SC duas vezes, andei com ela no Vale Nevado/Chile. Gosto muito do solado Vibram. Tenho tamb√©m uma Arma√ß√£o Rouca que deixa a deixar, pois n√£o √© imperme√°vel e o solado Roca √© muito escorregadio em superf√≠cies √ļmidas, a exemplo de pisos. J√° tive uma Guaicurus e a achei p√©ssima, apesar do solado ser Vibram, descolou e entrava √°gua facilmente.
Citar
 
 
0 #11 24-02-2012 16:05
H√° uns 3 anos uso uma N√īmade com Vibram.
Esse solado escorrega mesmo, a aderência nem chega perto de minha antiga FiveTen.
Citar
 
 
0 #10 20-11-2011 10:10
Tive uma Trilogia que descolou a sola.
Conheço 4 outras pessoas que tiveram a Trilogia e a sola descolou.
Conforto é um quesito que a Trilogia não conhece (mesmo depois de "amaciada", se é que é possível fazer isso). Perdi a conta das bolhas.
Valorizo muito a ind√ļstria nacional, mas se essa [censored] n√£o serve para Itatiaia e Serra dos √ďrg√£os, ent√£o seve pra que? Pra desfilar na balada?????
Citar
 
 
-4 #9 18-10-2011 08:42
Tenho tres modelos de botas SNAKE, Agreste, Trilogia, ums Armação, todas com solado vibram... resumindo sempre estou calçado com um modelo SNAKE, só tenho elogios, tanto no quesito qualidade, conforto e design, o Solado Vibram é fantástico, pois na minha Agreste, que possuo há quase quatro anos e uso bastante, o solado está quase perfeito.
AMIGOS CONSUMIDORES, se voces n√£o tem nenhum problema de DISTROFIA MUSCULAR,voces n√£o escorregar√£o migrem sem medo para botas trekking. Abandonem os tenis de MARCA, car√≠ssimos com materiais projetados para se desintegrarem em pouco tempo. Minha √ļnica cr√≠tica √† SNAKE, seria por ela ter abandonado o solado VIBRAN, por isto estarei comprando para este natal de 2011, minha primeira bota NOMADE,kevlar
PS. fiquei mais certo de minha escolha quando uma gatinha falou: "ISTO √Č QUE √Č CAL√áADO DE HOMEM"
Citar
 
 
+3 #8 06-06-2011 17:21
Já ouvi falar tanto, e mal, da Snake, q nao me arrisco, mesmo parecendo muito fortes e robustas. Usei por quase 4 anos uma Quechua Forclaz 500 (Decathlon) q custa 200 reais e ela foi fantástica: usei até o solado ficar liso, em trilhas sempre pesadas, nao rasgou, nunca descolou, fantástica! Atualmente comprei uma bota de 65 reais, isso mesmo, essas de trabalhador, na Florencio de Abreu em Sampa. Coloquei uma palmilha grossa de EVA e já usei em várias caminhadas, inclusive em uma bem pesada de 6 dias corridos e a bota aguentou perfeitamente.
A aderencia é ótima, o solado é macio e absorve impacto, mas nao é fraco, em suma: fiz uma ótima compra. Essas botas brasileiras feitas para trabalhadores sao muito robustas. Detalhe: as botas tem sempre q ficar bem apertadas no peito do pé, senao estes se movimentam dentro da bota, causando atrito e esfolamento na pele.
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avalia√ß√£o do Usu√°rio: / 2
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usu√°rio v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Por favor, informe um Senha v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Senhas n√£o conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails n√£o conferem. ?>


Quem est√° Online

N√≥s temos 230 visitantes online

Estatísticas

Visualiza√ß√Ķes : 20531625
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish