Parque Estadual do Pico Paraná

Parque Estadual do Pico Paraná


Tipo: Parque Estadual

Serra: Serra Ibitiraquire

Localização: Morretes, Antonina e Campina Grande do Sul - Paraná - Brasil - América do Sul

Lat/Lon: 25° 14' S 48° 48' W

Atividades: Caminhadas, Escaladas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude Máxima: 1.877,36 m (Pico do Paraná)




Descrição



A região do Conjunto Ibitiraquire, que em tupi-guarani significa "Serra Verde", virou Parque Estadual do Pico Paraná, em 2002 pelo Decreto Estadual 5769. Ali estão localizadas algumas das maiores formações rochosas do Estado do Paraná, entre elas, o Pico do Paraná (1.877,36 m) que é o ponto culminante da Região Sul do País, o Ibitirati (1.876 m), Caratuva (1.85 6m), o Siririca (1.740 m), o Agudo da Cotia, o Itapiroca, o Taipabuçu, o Ferraria, o Tucum, o Camapuan.

O Parque Estadual do Pico do Paraná abrange parte dos municípios de Morretes e Campina Grande do Sul, totalizando 4.333,83 hectares. O Parque Estadual do Pico Paraná faz parte do conjunto de montanhas que compõe a Serra do Mar, dividindo o Primeiro Planalto Paranaense e a planície litorânea. A Mata Atlântica que cobre a Serra do Mar paranaense é uma das porções contínua mais preservada dessa formação no Brasil. Tem aproximadamente 500 mil hectares e a vegetação é composta em quase sua totalidade em Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto-montana e de refúgios ecológicos, o parque abriga também mais de 2.500 espécies vegetais, além de diversos animais ameaçados de extinção, tais como a onça-pintada, o puma, a anta e aves como o gavião pega-macaco e o cuiu-cuiu, entre outros.

   Altitude Máxima: 1.877,36 m (Pico do Paraná)
   Área: 4.333,83 ha
   Administração:  
   Bioma: Floresta Atlântica
   Carta Topográfica:
   Atração: Paisagem.


Atrações



   Pico Paraná: O Pico é considerado o ponto culminante do estado e também de toda Região Sul do País. Foi conquistado em 13 de julho de 1941 por Rudolfo Stam, Alfredo Mysing, e Reinhard Maack. A vegetação do cume do Pico Paraná e de suas encostas não difere muito do restante das montanhas da Serra do Mar paranaense. É composta principalmente por bambus-anões, como a característica Caratuva (Chusquea pinifolia), arbustos e mata nebular de altitude, esta ocorrendo nos trechos mais úmidos.

Do alto dos seus quase dois mil metros de altitude, a visão que se descortina é magnífica. É possível avistar quase todo o litoral paranaense, as montanhas ao redor e cidades como Curitiba e sua região metropolitana, Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná. Nos límpidos dias de inverno é possível até mesmo avistar os navios em alto-mar aproximando-se do Porto de Paranaguá.


Pico do Paraná



Localização



O parque fica nos municípios de Campina Grande do Sul e Antonina, região metropolitana de Curitiba e Litoral, respectivamente. Com seus mais de 4 mil hectares, o Parque Estadual Pico Paraná faz parte do conjunto de montanhas que compõe a Serra do Mar.


Como Chegar



Partindo da cidade de Curitiba pela rodovia BR-116 em direção ao estado de São Paulo, passa-se pelo posto de combustível 'Tio Doca', nas proximidades do quilômetro 47 da rodovia.

Logo em seguida há uma ponte que passa sobre o rio Manuel José. Antes de chegar na segunda ponte, sobre o rio Tucum, mais à frente, há um acesso de estrada de terra à direita.

Dentro desta estrada de terra são aproximadamente 6 km até chegar na "Fazenda Pico Paraná".

Deste ponto são aproximadamente seis (6) a oito (8) horas de caminhada ininterruptas para chegar ao cume.


Distâncias das Capitais



   Curitiba (PR): 56km
   São Paulo (SP): 382km


Mapa Dinâmico






Quando Ir





Acampamento





Galeria de Fotos





Dicas



   Não esqueça de levar um agasalho, venta bastante o ano todo.


Horário de Funcionamento



http://fazendapicoparana.altamontanha.com/


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 287 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20639600
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish