ÔĽŅ

Travessia Paineiras x Mesa do Imperador

Travessia Paineiras x Mesa do Imperador (Morro do Queimado)

Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Parque: Serra da Carioca - Parque Nacional da Tijuca

Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22¬į57 44.68 S / 43¬į15 22.22 W

Atividades: Caminhadas

√Čpoca do Ano: Ver√£o, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 719 m

Descrição

O Morro do Queimado possui 719 metros de altitude e se localiza no final da Serra da Carioca que separa a Zona Norte da Zona Sul da cidade e é por esse motivo que ele possui uma das vistas mais completas e surpreendentes de todo Rio de Janeiro. De um de seus muitos mirantes temos uma vista "dupla", ou seja, é possível admirar as belezas da Zona Norte e da Zona Sul da Cidade ao mesmo tempo.

De um lado √© poss√≠vel ver boa parte da Zona Norte com destaque para a Ilha do Governador, a Baia da Guanabara riscada pela ponte Rio de Niter√≥i, alguns Picos da Floresta da Tijuca e ao fundo bem na linha do horizonte a grande muralha da Serra dos √ďrg√£os.

Pedra da Proa

Do lado virado para a Zona Sul apreciamos toda Serra da Carioca com destaques para as antenas do Sumar√© e o para o Morro do Corcovado com a est√°tua do Cristo Redentor em seu cume. √Č poss√≠vel ver tamb√©m nesse lado o P√£o de A√ß√ļcar e atr√°s dele a boca da Ba√≠a e logo depois as praias da cidade de Niter√≥i. Continuando o show vemos tamb√©m nesse lado a Lagoa Rodrigo de Freitas, os bairros de Botafogo, Humait√°, Jardim Bot√Ęnico, G√°vea, Ipanema e o Leblon, o Morro dos Dois Irm√£os, todas as ilhas do arquip√©lago das Cagarras, o desconhecido Morro do Cochrane, a Agulhinha da G√°vea, o Morro do Chapec√≥ e a impressionante Pedra da G√°vea. Realmente uma das vistas mais completas e incr√≠veis de toda cidade, uma vis√£o para encher os olhos e tamb√©m o cora√ß√£o.

Serra da Carioca, Corcovado e o Pão de Açucar

O Morro do Queimado tem esse nome exatamente por causa das freq√ľentes queimadas do per√≠odo da cafeicultura, sua hist√≥ria e das terras no seu entorno nos remetem ao s√©culo XVI, quando o cidad√£o Manuel Bento adquiriu-as. No in√≠cio do s√©culo XVII, a fam√≠lia Francisco Rodrigues Ferreira tomou posse dessa √°rea para a implanta√ß√£o de uma ch√°cara. Como suas terras naquela √©poca destinavam-se √† cultura do caf√©, a denomina√ß√£o dada ao lugar foi em alus√£o a pr√°tica agr√≠cola que usa freq√ľentes queimadas para preparar o solo. Mais de um s√©culo se passou e ainda hoje as suas trilhas de areia e cascalho branco s√£o o testemunho do mal que o fogo pode provocar a terra, al√©m de ser a prova da desertifica√ß√£o que assolou essas terras durante o ciclo do caf√©.

Visual da Vista Chinesa

Eu particularmente conhe√ßo quatro trilhas diferentes para o Morro do Queimado, mas as duas mais usadas quando unidas no proporcionam um bela travessia de 15 quil√īmetros, passando ainda por dois "cart√Ķes portais" hist√≥ricos da cidade: A Mesa do Imperado e a Vista Chinesa. Ainda √© poss√≠vel esticar o passeio pois da Vista Chinesa sai uma trilha que segue em dire√ß√£o ao Parque da Cidade, que era onde existia a sede da fazenda que o Morro do Queimado fazia parte.

Morro dois Irm√£os

Altitude: 719 m.
   N√≠vel: Caminhada Leve Superior.
   Dura√ß√£o: 3h00 min at√© 4h00 min (Circuito).
   Atra√ß√£o: paisagem e aspecto hist√≥rico.

A Trilha

A Travessia Paineiras x Mesa do Imperador começa na pracinha do Alto da Boa Vista que na verdade se chama Praça Afonso Viseu. Siga pela Estrada do Alto em direção a Barra da Tijuca e depois de 2 minutinhos de caminhada entre a esquerda na Estrada do Redentor que é popularmente conhecida como Estrada das Paineiras.

Estrada do Redentor

Siga caminhado pela Estrada do Redentor cerca de 1 hora a 1h e 30min dependendo da velocidade do pessoal, do come√ßo da Estrada do Redentor at√© a entrada da trilha s√£o exatamente 4 quil√īmetros. Para achar a entrada da trilha √© s√≥ reparar no lado direito da estrada uma placa com o dizer "Dirija Devagar - Animais Silvestres na Pista", repare que esse √© um local plano com uma entrada na mata. Uma dica para achar a trilha: A entrada da trilha fica aproximadamente 20 minutos de caminhada ap√≥s passar por uma pra√ßa que fica bem no meio da estrada, se voc√™ chegar no entroncamento da Estrada do Redentor¬† com a Estrada do Sumar√©, volte pois voc√™ j√° passou da entrada da trilha. S√≥ a pr√≥pria caminhada por essa estrada j√° vale o dia, s√≥ por ela passaremos por alguns mirantes e cachoeiras, de um dos seus mirantes √© poss√≠vel ver alguns picos da Floresta da Tijuca e at√© mesmo a Zona Norte e a Baia da Guanabara.

Início da Trilha

Siga pela trilha que aos poucos vai se alargando até virar praticamente uma estradinha plana e bem arborizada (esse é um acesso para o pessoal da Light fazer manutenção em algumas torres de transmissão), depois de 800 metros ou cerca de 10 minutos de caminhada repare uma entrada ao lado direito da trilha (um pouco antes dessa estradinha acabar), entre nessa bifurcação subindo um pequeno barranco e logo você vai se deparar com uma grande torre de transmissão.  A trilha segue subindo a esquerda um pouquinho antes da torre, siga por aí que em poucos minutos chegaremos a uma outra torre de transmissão, nesse ponto passe por dentro dessa torre subindo o barranco cheio de mato para esquerda.

Passando pelas Torres

Agora a trilha sobe a face norte do Morro do Queimado, nesse trecho ela fica mais estreita mas ainda bem batida, sem bifurcação e ainda andaremos sob copas de árvores média estatura. Mesmo um pouco protegido do sol esse é o trecho mais desgastante pois a trilha começa a ficar cada vez mais íngreme. Repare que o piso dessa parte da trilha é totalmente diferente das outras trilhas do parque, é um solo mais arenoso repletos de pedrinhas brancas parecendo um cristal, talvez esse seja o motivo de que aqui não encontramos em abundancia árvores de grande porte.

Subida do Queimado

Para compensar o esfor√ßo depois de 10 minutos dessa subida chegaremos ao primeiro e mais incr√≠vel mirante de toda travessia. Esse √© o mirante "duplo", ou seja, de um lado √© poss√≠vel ver grande parte da Zona Norte, a Ilha do Governador, a Baia da Guanabara riscada pela ponte Rio de Niter√≥i, alguns Picos da Floresta da Tijuca com destaque para o Perdido do Andara√≠ e ao fundo bem na linha do horizonte a grande muralha da Serra dos √ďrg√£os. Do outro lado podemos apreciar toda Serra da Carioca com destaques para as antenas do Sumar√© e o para a est√°tua do Cristo Redentor. √Č poss√≠vel ver tamb√©m nesse lado o P√£o de A√ß√ļcar e atr√°s dele a boca da Ba√≠a e logo depois as praias da cidade de Niter√≥i. Continuando o show vemos tamb√©m nesse lado a Lagoa Rodrigo de Freitas, os bairros de Botafogo, Humait√°, Jardim Bot√Ęnico, G√°vea, Ipanema e o Leblon, o Morro dos Dois Irm√£os e todas as ilhas do arquip√©lago das Cagarras. Realmente uma das vistas mais completas e incr√≠veis de toda cidade, uma vis√£o para encher os olhos e tamb√©m o cora√ß√£o.

Visual do Mirante Virado para a Zona Norte

A trilha segue pois ainda n√£o chegamos ao cume do Morro do Queimado, mas estamos a dois minutinhos do mesmo. O cume propriamente dito que fica a 719 metros √© repleto de vegeta√ß√£o e √© at√© mesmo dif√≠cil saber onde √© o ponto mais alto. Pertinho do cume tem tamb√©m um √≥timo mirante virado para a Zona Sul, s√≥ que desse mirante al√©m das atra√ß√Ķes listadas no par√°grafo acima tamb√©m √© poss√≠vel ver o Morro do Cochrane, a Agulhinha da G√°vea, o Morro do Chapec√≥ e a Pedra da G√°vea. Esse mirante √© um bom local para tirar muitas fotos al√©m de fazer um bom lanche caprichado.

Visual do Mirante Virado para a Zona Sul

A trilha agora desce a vertente sul do Queimado, andaremos ainda por essa areia branca que pode ser bastante escorregadia , nesse ponto da trilha passaremos por v√°rios blocos de pedra onde no √ļltimo vamos precisar do auxilio das m√£os para descer. Nessa parte da trilha ao mesmo tempo que vamos caminhado vamos tamb√©m apreciando o incr√≠vel visual da Zona Sul da cidade. Depois de 20 minutos de descida chegaremos em um local onde um bloco de pedra se debru√ßa sob um enorme penhasco lembrando uma proa de um navio, essa √© a "Pedra da Proa", um √≥timo local para uma das fotos mais incr√≠veis da sua vida, mas para tirar essa foto tem¬† que ter coragem e n√£o pode ter vertigem, cuidado, pois uma queda na Pedra da Proa certamente √© fatal e dificilmente se encontrar√° os restos do corpo.

Pedra da Proa

Depois da Pedra da Proa a trilha prossegue descendo mais um pouquinho para come√ßa a subir novamente e volta se adentrar na mata, depois de alguns minutos de subida chegaremos a um pequeno plat√ī repleto de vegeta√ß√£o. Depois desse ponto a trilha come√ßa a descer novamente, des√ßa mais ou menos um desn√≠vel de 100 metros que leva cerca de 10 minutos at√© chegar a uma bifurca√ß√£o a esquerda em um pequeno barranco. Assim que entrar a esquerda voc√™ sair√° em uma trilha bem plana e bem marcada, siga nessa trilha para a direita que em mais ou menos¬† 10 minutos de pernada chegaremos em um muro de pedra. Pule o muro e siga descendo pela escadaria de pedras, no final dela v√° para a direita e siga at√© uma mesa tamb√©m feita de pedra, essa √© a "Mesa do Imperador".

Parte Final da Trilha

A partir da Mesa do Imperador vamos apenas caminhar por estradinhas, mas precisamente pela Estrada da Vista Chinesa, mas n√£o √© por isso que a caminhada vai ser menos bela. Aqui voc√™ tem duas op√ß√Ķes: Siga para a esquerda descendo pela estrada e caminhando cerca de 1,2 quil√īmetros at√© a Vista Chinesa, o que eu aconselho fortemente, pois √© um belo cart√£o postal da cidade, mas a vista √© bem parecida do que voc√™ j√° apreciou do alto do Queimado, ou siga para a direita pela mesma estrada at√© voltar para a pra√ßa onde come√ßou a caminhada, √© uma caminhada de 5,5 quil√īmetros que dura cerca de 1hora e 30 minutos.

Mesa do Imperador

Antes de chegar na pra√ßa existe um boteco que serve uma cervejinha bem gelada, uma √≥tima pedida para comemorar a realiza√ß√£o desse belo circuito de 15 quil√īmetros.

História

Desde 1856 o Jardim Bot√Ęnico estava ligado ao Alto de Boa Vista por uma estrada carro√ß√°vel, aberta por influ√™ncia do Bar√£o do Bom Retiro e cuja execu√ß√£o e manuten√ß√£o foi contratada a Thomas Cochrane. Nessa obra foram empregados trabalhadores "cules" trazidos de China (Macau) para desenvolver a lavoura do arroz , mas que, n√£o tendo demonstrado qualquer habilidade para a agricultura, foram aproveitados na constru√ß√£o da estrada. Essa regi√£o apresenta uma assombrosa coincid√™ncia de presen√ßa chinesa, iniciada com a vinda dos plantadores do ch√° de D. Jo√£o VI. Depois do fracasso dessa lavoura.

Em 1844 um mapa da √°rea registra uma edifica√ß√£o denominada "Casa dos Chinas", provavelmente um resqu√≠cio dessa primitiva experi√™ncia. Essa "voca√ß√£o" provavelmente explica por que a Prefeitura (o prefeito Pereira Passos, em 1903, com projeto do arquiteto Luis Rey, em argamassa copiando o bambu) edificou ao margem dessa estrada, anos mais tarde, um pavilh√£o denominado "Vista Chinesa', que ainda pode ser visitado. Mais acima, um local preparado para servir como ponto de repouso nos freq√ľentes passeios da Fam√≠lia Real ganhou o nome de Mesa do Imperador.

Localização

O Morro do Queimado se localiza no Parque Nacional da Tijuca no Setor Serra da Carioca (Setor B) situado na Cidade do Rio de Janeiro.

Como Chegar

Quando Ir

Todas as esta√ß√Ķes s√£o boas para caminhar at√© o Morro do Queimado, entretanto no ver√£o as temperaturas podem chegar aos 40¬įC e as tempestades s√£o freq√ľentes, principalmente no final da tarde. Nas demais esta√ß√Ķes a temperatura √© mais amena tornando o passeio mais agrad√°vel.

Mapa Din√Ęmico

Acampamento

O acampamento dentro do Parque Nacional da Tijuca est√° proibido.

Galeria de Fotos

2009-10 - Travessia Paineiras x Mesa do Imperador via Morro do Queimado

Download Tracklog

Tracklog da Travessia Paineiras x Mesa do Imperador via Morro do Queimado

Download Mapa Topogr√°fico

Mapa Topogr√°fico do Parque Nacional da Tijuca - 1:50.000

Dicas

N√£o esque√ßa de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.

Tempo

..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com

Adote uma Montanha

Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.

Direitos autorais

© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informa√ß√Ķes, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustra√ß√Ķes, fotografias, textos, gr√°ficos e outros arquivos inclu√≠dos neste site s√£o protegidos pela legisla√ß√£o de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou s√£o utilizadas apenas mediante autoriza√ß√£o.

Toda c√≥pia sem autoriza√ß√£o do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodu√ß√£o ou fora das estipula√ß√Ķes legais constitui contrafa√ß√£o, um ato il√≠cito civil e criminal.

Artigos Relacionados:

coment√°rios

0 #14 AncicGog 08-10-2017 14:28
–ü–ĺ–Ľ–Ķ–∑–Ĺ–į—Ź –ł–Ĺ—Ą–ĺ—Ä–ľ–į—Ü–ł—Ź!

0 #13 engladGog 16-09-2017 15:04
–Ě–į–ļ–ĺ–Ĺ–Ķ—Ü-—ā–ĺ, —á—ā–ĺ—ā–ĺ –Ņ–ĺ–Ľ–Ķ–∑–Ĺ–ĺ–Ķ;)

0 #12 StevenMibia 15-01-2017 21:54
moczanowa dna dieta co to jest dna http://seeknet.pl/ leczenie kwasicy cukrzycowej atak dny moczanowej objawy

0 #11 07-02-2015 09:26
Algu√©m sabe me dizer qual a dist√Ęncia do in√≠cio da trilha, na estrada redentor, at√© a mesa do imperador?

+1 #10 05-01-2015 08:04
Hum, pelos comentários já vi que não é uma boa opção p fazer sozinha... Mas vou experimentar o caminho inverso, indo pelo menos até a Proa, deve ser mais tranquilo sozinha, hein?

0 #9 16-12-2014 21:32
Fiz essa hoje 16/12/14. as coordenadas foram muito √ļteis, errei o caminho na hora de virar na primeira antena (falta de aten√ß√£o minha), voltei pela estrada e acertei o caminho,a trilha √© bem marcada e o visual √© deslumbrante.voltarei com certeza!
valeu pela dica!

+2 #8 30-06-2014 09:41
Muito legal a descrição da trilha, fiquei com vontade de tentar!

Mas me diz uma coisa, e quanto a segurança? Costumam ter assaltos nessa trilha (ou próximo a ela)?

+5 #7 02-01-2014 00:58
Fiz no dia 30/12/13 Travessia Achei a Trilha Mal Sinalizada pra Quem nao tem experiencia as Arvores estao tomando conta da Trilha. Em meado de Janeiro 2014 pretendo sinalizar a Trilha com Placas,fitas etc . E cortar um pouco das arvores que estao tomando conta da Trilha.

0 #6 hugo 26-08-2013 14:57
Citando juliano40:
a turma do pezinho transcarioca andou mechendo na trilha ficou otimo mais abriram outras vertentes ficou meu confuso agora eu me perdi n√£o consegui achar o caminho que existia vou usar o gps com o antiga rota e confirmar isso .

Citação:
Amigos, devo dizer que cheguei (dentro das coordenadas aqui expostas) até a Pedra da Proa, porém a partir daí, quando a dica diz: "Depois da Pedra da Proa a trilha desce mais um pouquinho para começa a subir novamente e volta se adentrar na mata", não achei trilha nenhuma descendo um pouquinho, nem tão pouco subir novamente e me adentrar na mata. Parei na Proa e não consegui seguir adiante com as coordenadas aqui expostas...gostaria, se possível, de uma dica mais detalhada desse ponto...fui, bati na Proa e voltei...conto com vocês pra nova tentativa...abraço

Ol√°,
Tem sim uma trilha que segue depois da PROA, oque pode ter acontecido é essa trilha estar mais fechada, mas existe sim essa parte e sai atras da mesa do imperador, como escrita aqui.
abraços

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usu√°rio v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Por favor, informe um Senha v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Senhas n√£o conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails n√£o conferem. ?>

Quem est√° Online

N√≥s temos 138 visitantes online

Estatísticas

Visualiza√ß√Ķes : 20190495
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish