Pedra Comprida de Araras (CEP70)

Pedra Comprida de Araras (CEP70)


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Serra das Araras

Localização: Petrópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°25'5.25"S / 43°15'58.16"W

Atividades: Caminhadas e Escaladas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.701 m




Descrição



A Pedra Comprida de Araras é uma bela e extensa pedra, que possui sua longa face sudeste toda lindamente frisada, se elevando a 1.701 metros de altitude. Ela é tão comprida que acompanha paralelamente por mais de sete quilômetros a sinuosa estradinha Bernardo Coutinho, começando perto da localidade conhecida como Malta até praticamente chegar ao centrinho do Vale das Videiras. Essa pedra está localizada na porção mais oeste da Serra das Araras, fazendo a transição dessa alta Serra para as terras mais planas da cidade de Paty do Alferes.


A Pedra Comprida de Araras com destaque para os cumes da Cuca e o CEP70


Essa pedra para os montanhistas é mais conhecida como CEP70, que na verdade é a denominação de seu ponto mais alto, visto que a Pedra Comprida de Araras está mais para uma serrilha, pois como o seu nome já fala, ela é bem comprida, estreita e possui diversos cumes, o mais conhecido destes é a Pedra da Cuca, que fica praticamente de frente para o CEP70.

Quase todo mundo que caminha nessa longa crista até a Pedra da Cuca, que é a caminhada mais conhecida, não se dá conta que o verdadeiro cume é o CEP70 e não a Cuca, ela é simplesmente mais uma das elevações dessa bela crista.


A Pedra da Cuca a direita e o CEP70 a esquerda


Existem dois caminhos principais para o CEP70, o primeiro começa na localidade conhecida como Malta, que é um lugarejo de Araras, e inicia pela mesma trilha que também segue para o Palmares e para a Serra das Antas. O segundo caminho começa no Vale das Videiras, um pouco mais abaixo da cachoeira da Ponte Funda e é a mesma trilha que segue para a Pedra da Cuca, mas é possível também unir esses dois caminhos, ou seja, começar a caminhada pelo Malta e acabar no Vale das Videiras, percorrendo a toda gigantesca e fina crista dessa bela montanha. Essa trilha que une essas duas localidades é conhecida como Travessia Araras x Vale das Videiras que com toda certeza é uma das mais especulares caminhadas de toda Serra Fluminense, e por isso mesmo eu não entendo como essa caminhada é tão pouco frequentada, é praticamente uma desconhecida.

Este importante monumento geológico de Petrópolis não faz parte de nenhuma unidade de conservação restritiva, como um parque ou uma reserva biológica, estando apenas inserida dentro da APA de Petrópolis que no meu entendimento não é suficiente para garantir e salvaguardar a sua preservação e de seu entorno.

   Altitude: 1.701 m.
   Nível: Caminhada Leve-superior.
        Duração: 2h00 min até 3h00 min (Ida).
   Unidade de Conservação: APA de Petrópolis.
        Administração: ICMBio.
   Serra: Serra das Araras.
   Bioma: Floresta Atlântica.
   Carta Topográfica: Itaipava.
   Atração: Paisagem.


A Trilha



   Início pelo Vale das Videiras:

Se for de ônibus ao entrar no Vale das Videiras peça ao motorista para descer em frente a Rua Som das Águas que é uma rua sem saída a direita logo após o início da descida para o Vale das Videiras, após a Cascata da Ponte Funda e antes de chegar a uma cachoeira (cachoeira das Sete Quedas) que esta no terreno de um bar.


Rua Som das Águas


A montanha que você vai subir é a que durante a subida encontrava-se a direita cheia de sulcos ou frisos de vegetação e pedra, parecendo que foi passado um pente pela sua encosta. O Cuca é a primeira protuberância, ou um mirante, e o CEP70 é propriamente o cume. Descendo do ônibus, entre na Rua Som das Águas que desce um pouco fazendo uma curva até chegar a uma ponte onde a rua começa a subir novamente. Siga por essa rua por volta de 8 minutos até chegar a dois relogios de marcação de Luz a sua esquerda com uma servidão no meio de ambos relógios.


Entrada da Trilha


Entre nessa servidão e siga até quase o final onde existe uma orta além de uma casa com um grande portão a direita e uma outra casa no alto de um barranco. Repare que existe uma trilha mais a esquerda que vai acompanhado a cerca da casa, siga por ela e na primeira bifurcação siga pela direita onde começa um ziguezague até chegar a um grande bloco de pedra. Com mais 5 minutos de caminhada passaremos em uma porteira e com mais algums minutos chegaremos no inicio da grande crista da Cuca.


O Mirante da Cuca


Um pouco antes de chegar a crista há uma bifurcação a esquerda que segue para um mirante que é chamado de "Mirante da Cuca", e mais adiante outra bifurcação a esquerda que desce para o vale com outras casas. Mantenha-se sempre na crista e seguindo para a direita, para percorrer essa cumeada na direção da Cuca.


A Cumeada da Pedra da Cuca


Comece a subir a encosta da montanha agora por caminhos de vacas e rastros no chão. Fique do lado direito da encosta, vendo embaixo as casas do início do caminho. Passe novamente por baixo da cerca e continue subindo até a encosta diminuir de inclinação. Pegue agora a encosta esquerda, com vista para o lado de secretário para escapar da vegetação. Há caminho na encosta esquerda. Continue subindo até avistar a direita umas pedras sobrepostas, que verdade é cume da Pedra do Cuca. Continue subindo pelo caminho na encosta esquerda até onde este fica praticamente plano num largo. Derive para o Morro do Cuca. Suba pegando a direita até encontrar as pedras finais do cume.


O CEP70 visto do Cume da Pedra da Cuca


Após uma breve pausa no cume, desça novamente para o caminho principal e suba para o CEP70. Para chegar-se no CEP70, mantenha-se no caminho pela esquerda até encontrar uma laje de pedra. Suba e continue pegando as curvas de nível sempre para a esquerda até contornar o morro,e ficar de frente com a crista que vai dar no Malta. Pegue agora um caminho em direção ao cume. Para subir nas pedras do cume contorne-as pela direita, tendo a sua direita Secretário.


Acesso



No Vale das Videiras: Rua sem saída a direita logo após o início da descida para o Vale das Videiras um pouco depois da Cachoeira da Ponte Funda, ou pela localidade conhecida como Mata que é a última localidade as margens da RJ117, antes da estrada chegar em seu ponto mais alto.


Como Chegar



Proveniente da Rodoviária de Petrópolis (Terminal Bingen) que fica as margens da Rodovia Washington Luís, pegar o ônibus da linha 150 que segue para o Terminal Corrêas. No terminal Corrêas pegar o ônibus para o Vale das Videiras (se informar qual é a melhor linha).

Para programar melhor a logística, entre no site da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, mais precisamente na pagina do Terminal Corrêas para ver os horários desses ônibus, pois nos finais de semanas e feriados são bem escassos.

Horários do ônibus Terminal Bingen x Terminal Correas - Linha 150
Horários do ônibus Terminal Corrêas x Vale das Videiras - Linha 602


Distâncias das Capitais



   Rio de Janeiro (RJ): 90 km
   São Paulo (SP): 500 km
   Belo Horizonte (MG): 580 km


Quando Ir



O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar os morros de Petrópolis, principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável.
Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.


Acampamento



Existe um pequeno abrigo de rochas formadas a 5 minutos do cume da Pedra da Cuca que pode ser um bom local até mesmo para um bivaque e existe até uma nascente perto desse abrigo, mas essa nascente pode estar com pouca água ou quase seca no finalzinho do inverno ou em algum período prolongado de pouca chuva. Além desse, existem poucos lugares para se montar uma barraca, pois a Pedra Comprida de Araras possui uma crista muito fina, e o CEP70 e a Cuca são salpicadas por grandes blocos de pedra, possivelmente o melhor lugar para se montar uma barraca seja na ligação entre esses dois cume, mas dependendo do lugar escolhido pode ser pouco protegido.


Mapa Dinâmico






Galeira de Fotos



2012-02 - Travessia Araras x Vale das Videiras


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica Itaipava - SF-23-Z-B-I-4 - 1:50.000


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #2 sanhvcGog 22-08-2017 10:00
Продвижение сайтов
Citar
 
 
0 #1 Catsnamesben 01-02-2017 18:42
I bought the cat didn't know what to call him. Found here full list unique kitten names http://allcatsnames.com/girl-kitten-names-unique of names for cats.
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 367 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20240425
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish