Purificação da água via Luz Ultravioleta


A prática de camping é uma alternativa barata para quem quer viajar e curtir a natureza, além de ser uma ótima maneira de fazer novas amizades. No entanto, algumas precauções são necessárias para voltar apenas com boas histórias na bagagem. Um dos principais cuidados ao acampar é a atenção redobrada à procedência da água no lugar do camping ou aos arredores.

Muitas pessoas não dão importância à qualidade da água que ingerem até passar por alguma experiência desagradável, como ser acometido por uma diarréia ou outras infecções no meio de uma trilha ou travessia.

Normalmente, a maioria das áreas de camping sofrem com algum tipo de contaminação, principalmente na alta temporada e feriados prolongados, devido ao fluxo de visitantes. Fezes, restos de comida e resíduos de produtos de higiene podem contaminar o lençol freático e cursos de água próximo ao acampamento. Por isso, é indispensável verificar se você está coletando a água em um local confiável.

Para nossa sorte podemos usar algumas estratégias para tornar a água mais apropriada para o consumo. Uma delas é o uso de filtros de bombeamento, muito eficientes contra protozoários, agrotóxicos e alguns vírus, no entanto a maioria deles acaba entupindo por saturação. Uma outra solução seria o cloro que pode deixar gosto e cheiro na água que não agradam muito. A fervura e a pastilha de iodo também são outras boas opções, embora demandem tempo para agir, e tempo é lazer.


Uma grande novidade nesse segmento, que acaba de chegar ao mercado brasileiro, é o purificador de água portátil SteriPen, representado no Brasil pela empresa FSW. Usando uma tecnologia de lâmpada ultravioleta de baixada freqüência, este aparelho garante eliminar até 99,99 % das bactérias, vírus e protozoários. “Esta radiação tem forte ação germicida, destruindo o DNA dos microorganismos, evitando sua multiplicação.”, esclarece o farmacêutico Edson Chaves.

Além da eficácia, uma das principais vantagens deste produto é a praticidade. Por ser portátil, o usuário pode levá-lo pra onde quiser. O aparelho também possui um chip interno que indica quando a operação é finalizada. O tempo de espera do tratamento da água depende da quantidade a ser tratada: para 0,5 litros é de 38 a 48 segundos e para um litro a espera é de 90 segundos.

Outras qualidades do purificador SteriPen é que, de acordo com o modelo, funciona a base de pilha ou energia solar, e não deixa cheiro nem gosto na água, além de não causar efeitos colaterais de longo prazo como o iodo.

Para obter mais informações consulte o site: www.fswprodutosparasaude.com.br

Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #1 Carlos Roberto 28-02-2014 12:43
Gostaria de dar minha contribuição neste tópico com relação a purificação da água. Eu utilizo um equipamento chamado LifeStraw (foto). É um purificador instantaneo que funciona como um canudo e pode filtrar até 1000L . Ou seja, para uma pessoa que faz duas trilhas longas por mês com média de três dias cada uma, e tendo como consumo 6 litros de água, o produto duraria 2 anos é meio +/-.



Eu utilizo a dois anos e é muito prático pesando algo em torno de 35 Grs. Estudando um pouco o local da trilha, e sabendo que há água corrente , isso evita levar mais peso na mochila. Eu comprei o meu , no amazon.com , paguei $ 29,00 na época, hoje esta mais barato. Aqui no Brasa, pode-se achar entre 90 e 130 pratas.
Mais com certeza é um bom equipamento.
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 152 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20647327
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish