João Grande

João Grande


Tipo: Montanha / Morro / Rocha

Região: Serra das Araras

Localização: Petrópolis - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°24'14.39" S / 43°12'2.56" W

Atividades: Caminhadas / Escaladas

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.646 m




Descrição



O Morro do João Grande é uma bela montanha de granito que se eleva a 1.646 metros de altitude e está situando na Serra das Araras mas precisamente entre os bairros petropolistanos de Araras e Secretário. O João Grande possui um grande paredão Sul praticamente virgem onde se é possível conquistar exigentes vias de mais de 500 de comprimento, a caminhada para seu cume é uma das mais belas de toda Petrópolis sem contar que durante essa caminhada podemos encontrar em suas encostas algumas raras espécies endêmicas (únicas no mundo), entre elas a Worsleya rayneri, mais conhecida como "Rabo de Galo", que atualmente ocupa reduzidas manchas dessa serra, mas mesmo com todas essas atrações o João Grande é praticamente um desconhecido, pois ele é totalmente ofuscado pela grandiosidade da montanha que está bem ao seu lado, a imponente e famosa Maria Comprida.


Maria Comprida visto do começo da Trilha


Com certeza a maior atração do João Grande é a própria Maria Comprida que está bem ao seu lado a poucos metros de distância, de frente para a sua vertical e impressionante face leste. De seu cume também podemos apreciar outras lindas montanhas da própria Serra das Araras, como a Pedra Roxa, a Pedra Capim Roxo, a Pedra Azul e o Palmares, além de ser possível ver boa parte das montanhas de Petrópolis, como o Alcobaça, a Mãe D'Água, a Serra dos Órgãos, a Pedra do Cantagalo, o Taquaril entre outros. Como é uma montanha que está bem no extremo oeste da cidade, nos possibilita ver as terras menos escarpadas que pertencem aos municípios de Miguel Pereira, Paty de Alferes e Paraíba do Sul.


Pedra Roxa visto da Trilha


Só por curiosidade, na década de 1930 a denominação que era usada para essa montanha era "Manoel Grande", e não João usado atualmente, provavelmente a Maria Comprida deve ter se divorciado desse tal Manoel e casado posteriormente do o esperto João! Quem sabe!


Maria Comprida visto do cume do João Grande


   Altitude: 1.646 m.
   Nível: Caminhada Leve Superior.
   Duração: 2h00min(ida).
   Carta Topográfica: Itaipava
   Atração: Paisagem.


A Trilha



Logo após passar do centrinho de Secretário, precisamos entrar a esquerda em uma bucólica estradinha de terra conhecida como Estrada da Rocinha. No começo a estradinha é plana e bem larga, mas perto do quilômetro 4 ela fica mais inclinada e após uma curva bem fechada passaremos por um bonito condomínio no estilo colonial com uma grandiosa árvore bem no nosso lado direito e logo depois chegaremos no acesso da Cachoeira da Rocinha, que possui uma pequena, mais larga queda d´água que é uma ótima opção de lazer para os dias mais quentes. Perto do quilômetro 5 cruzaremos por uma bifurcação, mas continuaremos reto pela mesma estrada, indo para a direita chegaremos na Pedra Roxa que já está bem visível desse ponto e pelo acesso fácil as suas vias, ela se tornou um importante centro de escalada de Petrópolis.


A Pedra Roxa e a Cachoeira da Rocinha


Continuamos seguindo ainda pela estradinha que começa a ficar um pouco mais inclinada, lá pelo sexto quilômetro passaremos bem ao lado da Pedra Capim Roxo, no nosso lado esquerdo, que dependendo da posição do sol fica com uma tonalidade arroxeada e também é um lugar excelente para escalar, pois ela tem praticamente todas as suas faces escaláveis, mas conta apenas com uma via de escalada embora ofereça um grande potencial para a abertura de inúmeras outras vias. Na próxima bifurcação entraremos a direita subindo ainda pela estradinha que cada vez fica mais inclinada e lá perto do sétimo quilômetro, um pouco antes de uma curva para a direita se você veio de carro comum recomendo parar um pouco antes de um portão de uma propriedade, pois logo depois a estradinha piora um pouco e estamos a menos de 1 quilômetro da entrada da trilha. Desde o começo da Estrada da Rocinha até aqui são cerca de 8 quilômetros.

Agora continuaremos a subir a pé pela estradinha e logo na primeira bifurcação entraremos em uma outra estradinha a direita que fica praticamente de frente a uma casa cheia de cachorros, se seguirmos reto sairemos em Araras passando pelo mesmo caminho da tradicional Travessia Araras x Secretário. Deste ponto seguimos essa estradinha mais plana e após a segunda curva passaremos por uma ponte e logo depois por um portão de madeira que normalmente está fechado o que nos obriga a pulá-lo e menos de 10 minutos depois passaremos por outro portão que também costuma ficar fechado. Com mais 5 minutos de caminhada chegaremos em uma bifurcação onde seguiremos para esquerda para sair em um larguinho com uma construção.


Morro da Mensagem visto da Trilha


A trilha efetivamente do João Grande começa no lado oposto a entrada desse larguinho, atrás de uma construção bem a direita subindo um pequeno barranco e seguindo para o sul debaixo da mata. Com cerca de 5 minutos de caminhada entraremos a direita em uma tênue bifurcação e começaremos a subir mais na direção sudoeste, mas depois de um tempo caminhando a trilha volta novamente a caminhar para o sul e vai praticamente nesse sentido até chegar no cume. O trecho de mata normalmente está um pouco fechado, pois essa trilha é pouco usada, até mesmo pelos montanhistas de Petrópolis, então eu recomendo levar um facão para esse trecho inicial. Em poucos minutos estaremos caminhando cercado pelas chatas samambaias que teimam em nos arranhar, mas com alguns minutos sairemos da mata para passar por um pequeno trecho em laje, mas logo voltaremos a adentrar na mata novamente.


Caminhando sobre a Mata


Com mais 15 minutos de caminhada sobre a mata, chegaremos em um lugar que tem uma bifurcação para uma laje a nossa esquerda com um riacho, esse é o último ponto de água da trilha, mas tenha cuidado pois essa laje é bem inclinada e pode estar meio escorregadia. A trilha para o cume segue reto nessa bifurcação ainda sobre a mata. Depois de um pouco mais de 10 minutos fazendo um leve ziguezague sairemos da mata para andar agora só no extenso costão rochoso do João Grande, assim que sair da mata marque a saída para facilitar achar o acesso a trilha na volta, ainda mais se baixar um nevoeiro, então recomendo fortemente amarrar um saquinho plástico em algum galho de árvore bem visível.


Rabos de Galo


Agora não tem mais trilha, vamos subir até o cume por um enorme costão rochoso por cerca de 30 minutos, normalmente vamos subir caminhando ligeiramente mais para a esquerda e tendo o máximo de cuidado com os endêmicos "Rabos de Galo", que é uma espécie rara de planta que só nasce em algumas encostas dessa serra, vou repetir, tenha o máximo de cuidado para pisar na frágil vegetação dessa bela montanha. Um pouco antes do cume temos uma visão mágica e impressionante da grandiosa Maria Comprida, pois estaremos a poucos metros de seus verticais paredões, mas precisamente na frente de sua extensa face leste, não é a toa que ela é tão conhecida e venerada. No cume propriamente dito tem uma matinha que atrapalha totalmente visual, então o melhor lugar para ficar para apreciar a vista e para fazer aquele lanche reforçado é alguns metros abaixo de bem de frente para a Maria Comprida. Enjoy!


Andando no Costão



Localização



O João Grande fica localizado no distrito de Secretário, cidade Imperial de Petrópolis.


Acesso



O acesso ao João Grande é pela Estrada da Rocinha que está localizada no distante distrito de Secretário.


Como Chegar



Partindo da Cidade do Rio de Janeiro suba a BR040 - que também é muito conhecida como Washington Luiz - em direção a Petrópolis, não entre na cidade e siga em direção ao distrito de Itaipava, alguns quilômetros após passar o trevo de Itaipava chega-se a Pedro do Rio, onde precisamos sair a direita na saída do Km 52 para pegar a esquerda indo para o outro lado passando de baixo da rodovia e ao lado da Cervejaria Itaipava onde pegamos a RJ-123 e seguimos cerca de 8 quilômetros até o centrinho de Secretário. Após passar o pequeno centrinho de Secretário pegar a primeira estrada a esquerda, essa já é a Estrada da Rocinha.


Quando Ir



O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar nas montanhas de Petrópolis principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável.

Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.


Mapa






Acampamento



É até possível acampar no cume do João Grande, mas o mesmo não possui um bom e plano espaço para o acampamento e também é bem exposto. É preciso levar água pois não existem nascentes no cume.


Galeria de Fotos



2009-05 - João Grande


Download Carta Topográfica



Carta Topográfica de Itaipava


Download Tracklog



Tracklog do Morro do João Grande


Dicas



   Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.


Tempo





..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com


Adote uma Montanha


Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.


Direitos autorais


© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.


Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 52 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20792663
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish