Pico do Papagaio

Parque: Parque Estadual Cunhambebe

Localização: Rio Claro - RJ, Brasil, América do Sul

Lat/Lon: 22°53'46.79" S / 44°10'21.13" W

Atividades: Caminhadas e banho de rio.

Época do Ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno

Altitude: 1.516 m.

Descrição

O Pico do Papagaio é uma pontuda montanha que se eleva a 1.512 metros de altitude e está situada no meio de um bonito vale cercado de inúmeras montanhas. Seu nome é obviamente em alusão ao seu cume rochoso que realmente possui um formato de um bico pontudo. Seu acesso se dá por uma trilha considerada leve-superior que começa a nove quilômetros do centrinho de Lídice que é um pequeno distrito da cidade Fluminense de Rio Claro.

Pico do Papagaio e o Mar de Montanhas

Por ser um pico que nasce no meio de um vale o visual do Pico do Papagaio é impressionante pois não há nada na frente para atrapalhar o visual para as montanhas mas longes, a não ser pela Pedra Chata que está bem perto, mas ela não atrapalha nem um pouco a vista, mas sim é o diferencial da caminhada visto que é um privilégio ver o cume rochoso da Pedra Chata em formato de meia-lua bem de perto. Não é só isso que o Pico do Papagaio prepara para os mais dispostos... e sim apenas o começo, pois de seu cume é possível ver a grande muralha de montanhas da Serra Carioca com destaque para a Pedra da Carvalhada, a Pedra do Bispo de Rio Claro e a Pedra do Rastro.

O Pico do Papagaio e o Mar de Montanhas

O Pico do Papagaio é uma das muitas atrações do recém criado Parque Estadual Cunhambebe. Esse parque foi criado através do Decreto Estadual nº 41.358 em 13 de Junho de 2008 e possui 38 mil hectares de área e um perímetro de quase 920 quilômetros, com essa área o parque se transformou no o terceiro maior parque Fluminense, atrás apenas do Parque Estadual de Três Picos e do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Altitude: 1.512 m.
   Nível: Caminhada Leve-superior.
   Duração: 2h00 min (Ida).
   Distância: 3 km (Ida).
   Administração: INEA-RJ
   Bioma: Floresta Atlântica
   Carta Topográfica: Mangaratiba
   Atração: Paisagem e banho de rio

A Trilha

Logo após passar o centrinho de Lídice indo em direção a Angra, ainda na rodovia Saturnino Braga, entre na primeira rua a esquerda, não tem como errar pois existe um hospital bem na esquina da rodovia com essa rua e também um CIEP bem frente. Essa rua segue para o sul e possui asfalto apenas no começo, depois ela vira uma estradinha de terra sempre acompanhado o rio das Pedras a sua direita. Devemos segui-la por ela por quase 9 quilômetros até o acesso a casa do Bispo onde começa a trilha.

Seguimos por essa estradinha por quase 4 quilômetros até chegar em uma bifurcação onde devemos seguir pela esquerda, essa bifurcação é bem fácil de identificar pois a direita podemos observar um bar que dá apoio aos moradores que procuram as belas quedas e o poço do rio das Pedras que existe naquele local, sem contar que perto do bar também podemos observar uma pequena escola. Até essa bifurcação a estradinha de terra é boa, mas a partir desse ponto ela se torna bem mais sinuosa, alcantilada e bem mais esburacada. Com mais 1.8 quilômetros passaremos por uma ponte e com mais 3 quilômetros chegaremos em frente a uma rampa cimentada (a esquerda) que dá acesso a casa do Bispo um pouco antes de chegar a uma ponte que cruza o rio das Pedras. Se você veio de carro estacione em um descampado quase em frente a essa rampa ao lado do rio, se você veio a pé deve ter levado cerca de 2:30 min até esse ponto. Se errar e passar por uma ponte, volte alguns metros e observe a rampa.

Acesso a casa do Bispo e o Papagaio ao fundo

Subindo a rampa que fica a esquerda da estradinha e em poucos minutos já podemos apreciar toda beleza desse vale, no lado esquerdo podemos observar o pontudo Pico do Papagaio, a direita mais ao fundo a Pedra Chata e no meio do vale algumas casinhas brancas da propriedade que pertence ao Bispo Dom Vital que é um bispo holandês aposentado de 80 anos que faz dali seu retiro de final de semana. Dentre as construções do local uma claramente se destaca, é a bela e pequena capela de formato octogonal feita inteiramente de pedra. Logo após o fim da rampa seguiremos por uma pequena estradinha e passaremos por uma porteira que normalmente fica fechada para que os animais não fujam, se por acaso tiver algum morador no local o cumprimente e peça licença para entrar, pois é muito importante manter um convívio harmonioso entre os moradores e nós montanhistas. Normalmente o pessoal que mora nessa região é bem simpático, receptivo, de grande simplicidade sem contar que gostam de uma boa prosa.

Visual da Trilha

Continuando por essa estradinha em poucos minutos chegaremos em frente a casa do Bispo, a trilha propriamente dita começa a direita logo após a casa subindo uma encosta. Já no começo da trilha podemos apreciar uma bela paisagem, nesse ponto a vegetação é rasteira e salpicada por belas araucárias, realmente um show a parte e é apenas um aperitivo do que está por vir. Com menos de 5 minutos de caminhada passaremos por uma porteira no alto dessa encosta, continuamos seguindo a trilha muito bem definida e em poucos minutos seguiremos pela esquerda na primeira bifurcação. Com mais 10 minutos de caminhada podemos observar a nossa esquerda uma "bica" que na verdade é um caninho que capta um filete d'água que sai de uma rocha, é necessário observar essa biquinha pois precisaremos entrar um pouco mais a frente a esquerda em uma bifurcação, se seguir direto e não entrar nessa bifurcação chega-se em uma tronqueira (porteira feita de troncos) que normalmente está fechada com o rio bem visível do outro lado, volte poucos metros e entre na bifurcação.

Visual da Trilha - Morro da Boa Vista no fundo

Seguindo pela bifurcação podemos observar que a trilha ficou um pouco mais fechada, mas ainda com vegetação de baixo porte além de estar infestadas de samambaias, seguimos pela trilha por mais 5 minutos até chegar em mais uma bifurcação onde devemos seguir reto pela trilha mais marcada. Aos poucos a vegetação fica mais alta e com mais 10 minutos de pernada atravessaremos um riacho e logo depois do riacho passaremos por uma porteira. Logos depois de passar pela porteira chegaremos em um grande descampado onde a trilha fica muito confusa, pois existem muitas trilhas, mas todas seguem para o ponto mais alto, escolha uma e siga até o fim do descampado onde a trilha adentra a mata novamente, mas antes de entrar na mata precisamos achar uma trilha que segue para a esquerda, pois a principal que é a mais marcada segue para a Pedra Chata.

Indo para o final do descampado

Entrando na trilha a esquerda que é bem menos marcada vamos seguindo em direção ao Pico do Papagaio que está visível bem na nossa frente. A trilha contorna o Pico pela direita e sobre entre um colo de um morrote a direita e o Papagaio a esquerda. Aos poucos a trilha vai ficando bem íngreme e um pouco mais fechada e com quase 40 minutos de subida chegaremos na base do cume do onde nascem os enormes blocos de pedra que formam o bico. Se você não tiver material e nem as técnicas de escalada sua caminhada acaba aí, caso as tenha vale a pena subir no belo cume rochoso do Papagaio.

Localização

Lídice é um distrito de Rio Claro que está localizado no Médio Paraíba ao sul do Estado do Rio de Janeiro, quase na divisa com o estado de São Paulo e entre a Serra do Mar e a Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Como Chegar

De Carro

O melhor caminho tanto vindo do Rio de Janeiro quanto de São Paulo para se chegar em Lídice é vindo pela BR-116 (Via Dutra). Na altura de Barra Mansa pegar a estrada RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga - estrada que desce para Angra dos Reis), que passa pelo Treve de Bananal, Trevo de Passa Três, Getulândia, Rio Claro até chegar em Lídice. Cuidado para não entrar para Passa Três e Bananal.

Outra opção para quem está vindo do Rio de Janeiro é vindo também pela BR-116 (Via Dutra) até o município de Piraí no km 17 até o acesso a RJ-139 ou pela RJ-145, seguir até Passa Três. De Passa Três, siga pela RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga) até chegar a Lídice passando pelo Centro de Rio Claro. Essa opção é mais curta para quem está vindo da cidade do Rio de Janeiro, mas é menos sinalizada e possui mais bifurcações.

De Ônibus

O ideal é pegar um ônibus até a cidade de Barra Mansa e de lá pegar um outro ônibus da viação Colitur até Lídice (Linha P551, Barra Mansa x Lídice), normalmante essa viagem dura 1h30min.

Viação Colitur: (24) 3323-4151 / (24) 3323-8640 / (24) 3323-1480

Distâncias das Cidades

Angra dos Reis (RJ): 40 km
   Rio de Janeiro (RJ): 170 km
   São Paulo (SP): 370 km

Mapa da Trilha

Mapa das trilhas do Cunhambebe

Quem quiser o Mapa das trilhas do Cunhambebe em tamanho grande, favor solicitá-lo no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para esclarecer suas dúvidas, ou para pegar mais algumas dicas pode nos escrever também.

* Esse Mapa foi baseado na Carta Topográfica de Mangaratiba do IBGE.

Mapa Dinâmico

Mapa do Parque

Mapa do Parque Estadual Cunhambebe

Quando Ir

É possível subir o Pico do Papagaio em qualquer época do ano, mas a melhor época é o inverno, porque chove menos ficando as caminhadas mais seguras, as trilhas mais secas e céu mais limpo sem contar que com a temperatura mais amenua a caminhada fica mais agradável, mas nessa época as cachoeiras ficam com uma vazão menor. Se quiser curtir as cachoeiras da região é melhor aproveitá-las no verão.

Acampamento

Não é possível acampar no cume do Pico do Papagaio, pois é pequeno e rochoso não existindo local para armar barraca, a melhor opção é acampar no pasto perto da casa do Bispo.

Galeira de Fotos

2010-06 - Pedra Chata

Download Carta Topográfica

Carta Topográfica Mangaratiba - SF-23-Z-A-V-4

Dicas

Não esqueça de levar um bom filtro solar, mesmo quando o tempo estiver encoberto.

Tempo

..: Clube do Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com

Adote uma Montanha

Quer contribuir com o Guia de Trilhas / Montanhas e Cachoeiras? O Guia está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais detalhes.

Direitos autorais

© 2002 - 2012. Todos direitos reservados ao Clube dos Aventureiros. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, modificado, reescrito ou redistribuído e nem criação de obra derivada.

Os artigos e suas respectivas informações, incluindo logotipos, sinais, desenhos, ilustrações, fotografias, textos, gráficos e outros arquivos incluídos neste site são protegidos pela legislação de propriedade intelectual vigente e pertencem ao Clube dos Aventureiros ou são utilizadas apenas mediante autorização.

Toda cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.

Artigos Relacionados:

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>

Quem está Online

Nós temos 118 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20283766
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish