A História da Conquista da Agulha do Itacolomi em Magé


A conquista desta montanha é uma das histórias mais interessantes do nosso esporte. A primeira exploração se deu nos dias 1 e 2 de maio de 1943 e cinco anos de intensos trabalhos foram necessários para que no dia 12 de julho de 1948 Edmundo Braga, Alfredo Maciel e Guanahy Alves, sócios do CEB, conquistassem definitivamente a montanha.

Um dos primeiros obstáculos a ser vencido era a dificuldade de condução, com horários que obrigavam a perda de tempo precioso. Outro obstáculo era o desconhecimento da trilha certa a ser seguida, pois a área era desconhecida dos montanhistas, que só contavam com informações de caçadores da área.

No dia 1º de novembro de 1943 foi batido o primeiro estribo e mais 20 se seguiram parede acima, mas esta via foi abandonada pois subindo pelo lado oposto a parede seria menor. Esses estribos ainda estão na parede e para localizá-los, basta achar um grampo de 1/2 polegada batido na década de 80 por Leandro, Roberto e Tereza Aragão do CEC, que pretendiam fazer uma via, mas também desistiram.

A nova via foi iniciada no dia 22 de fevereiro de 1944 e foi logo batizada de Paredão Infernal. Nesta via foram enfileirados 95 estribos que vistos de baixo dão a impressão de um verdadeiro fecho-eclair cosendo a própria Agulha. Um cabo de aço de 5/8  polegadas foi estendido junto aos estribos, além de outro de 1/4 polegada que servia de "corda de segurança", impulsionada por um guincho manual. Para previnir a destruição do trabalho feito instalaram um "fio terra" ligado à extremidade inferior daquela extensa cordalha de aço. Todo esse material, verdadeira obra de engenharia, deveria pesar de 300 a 350kg e passados quase 70 anos grande parte se perdeu com a ação do tempo.

É muito interessante observar que naquela época ja havia a discussão sobre a utilização ou não de meios artificiais na conquista de uma via, conforme texto da época reproduzido abaixo:

"A conquista da montanha dependia de se seguir uma das tendências ou diretrizes montanhistas - adotar esses métodos ou abandonar o objetivo visado. A proposição vencedora foi de usar esses métodos artificiais, uma vez que o cume não podia ser alcançado somente pela adoção dos recursos naturais, o que seria mais interessante, evitando dar ao esporte uma feição de obra de engenharia."

Texto extraído do boletim de Centro Excursionista Brasileiro de agosto de 1948.

Autor: Mario Senna
Fonte de Pesquisa: Centro Excursionista Guanabara

 

Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #1 16-07-2014 00:15
Hello, my name is Morty Goldman; I just stumbled upon your site - www.clubedosaventureiros.com - I'm sorry to write in such an odd manner, I thought to call you but I didn't want to take up your time. What I have to say may be of great interest to you. Did you know that an overwhelming majority of businesses, organizations and celebrities buy likes and followers? What, you thought your competitor's likes and followers are organic and naturally gained? Ha ha. Just recently Gangman Style ( http://www.youtube.com/watch?v=9bZkp7q19f0 ) reached a record 2 billion views. Now imagine the scale of Gangnam Style's popularity being applied to your business! This is exactly how I deliver results to my clients - and I assure you that you'll be overwhelmingly pleased with the outcome.

Give us a call: +1 (877) 410-4002
or visit us at http://www.SuperbSocial.net
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 194 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20792780
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish