Tudo o que você precisa saber sobre Meias para seu Trekking

As meias são talvez o equipamento mais negligenciado pelos montanhistas atualmente. Já vi muita gente gastar rios de dinheiros com uma famosa bota importada e pelo outro lado comprar aquele pacotinho de 3 meias de algodão que vendem em qualquer loja de departamento. O que eu vejo é que tem muita gente que não sabe ou ainda não percebeu que as meias são de fundamental importância! Não adianta nada você possuir um bom calçado, se não usar uma meia adequada.


Os dois principais problemas que acometem os pés de nós montanhistas, e que com a escolha adequada de uma meia pode a vir minimizar o problema ou a sua ocorrência são: as bolhas que são causadas pelo atrito da pele do pé com calçado e também a frieira que é conhecida vulgarmente como pé-de-atleta que é uma infecção da pele que é causada por fungos e que atinge a região dos pés, principalmente entre os dedos. As frieiras surgem também por conta do atrito, da umidade, do suor excessivo e da falta de asseio.

Ainda hoje a grande maioria das pessoas usam meias de algodão em suas aventuras, mas o algodão não é nada bom para a nossa atividade, pois essas meias acumulam muito líquido proveniente no suor de nossos pés, fazendo com que os mesmos fiquem completamente encharcados dentro da bota ou do tênis. E essa umidade fatalmente irá resultar em bolhas e frieiras ou até mesmo infecções e micoses.

A maioria das pessoas são muito criativas no uso das meias, só que a maioria das coisas que são feitas não tem muito sentido, por exemplo: Já vi muita gente comprar bota 2 números maior para usar três meias de algodão juntas. Também já vi um doido usando duas meias e no meio das duas um saquinho plástico de mercado! É muita criatividade para uma pessoa só! Ele pensava que estava impermeabilizando a meia, o que é verdade, mas esqueceu que seu pé também transpira e precisa respirar.

Um tipo de meia bastante usado em trekking são as meias de Lã comum, que são bem grossas e confortáveis, mas não podemos esquecer que moramos em um país tropical e precisamos ter o cuidado de não esquentar muito nossos pés para não aumentar ainda mais a transpiração. Outro problema das meias de Lã comum é que elas absorvem cerca de 30% de seu peso em umidade, o que seria bom em um trekking curto e em ambiente seco, mas se o uso for mais prolongado parte do suor ficará retido na meia até o ponto de saturação e após isso o seu pé começará a ficar úmido.

Eu pessoalmente usava duas meias, uma meia social bem fininha em baixo e uma mais grossa de algodão por cima, nessa época eu achava que estava fazendo certo, pois pensava que a meia fina me daria um conforto maior, ia diminuir o atrito do meu pé com a bota e também ia fazer o transporte do suor para fora deixando meu pé mais seco, mas não era isso o que acontecia e o meu pé sempre ficava molhado o que favorecia a ocorrência das bolhas e micoses.

Muita gente ainda usa esse artifício hoje em dia, mas não é nada bom, pois além do pé ficar molhado essas duas meias me incomodava bastante. Normalmente as meias comuns têm uma costura onde ficam os dedos, agora imagine duas costuras juntas dentro de uma bota roçando em seus dedos durante um trekking mais longo. Outro efeito não desejado é que os elásticos dessas meias vão ficando cada vez mais frouxos e normalmente a meia fina tem a tendência de afrouxar mais rápido e por esse motivo era muito comum a meia fina escorregar totalmente sobre a meia de algodão fazendo um bolo de meia na ponta dos meus dedos. Nesse caso eu tinha que tirar a bota para ajeitar as meias ou ficar em tempo e tempos tendo que puxar as meias para cima, antes que as mesmas escorram para dentro da bota.


Características da meia ideal:

Abaixo uma listagem de características imprescindíveis de uma meia de qualidade para nossas aventuras:

   Fazer eficientemente o transporte do suor do seu pé para o exterior deixando seu pé completamente seco, pois pés molhados propiciam a ocorrência de bolhas, micoses, frieiras, etc;
   Não ter costura, pois a costura pode machucar o pé pelo atrito prolongado;
   Tem uma boa compressão e o ideal é ter vários pontos de compressões diferentes para cada parte do pé e do tornozelo.
   Ser macia e confortável por dentro e resistente a abrasão por fora;
   Esquentar o pé no clima frio e ainda continuar eficiente no transporte do suor;
   Minimizar o atrito do pé com o calçado;
   Ser confortável;
   Ser antibacteriana.

Atualmente estou usando a “Meia TriLayer Midweight Hiker Men's” para lugares de clima mais frio e a “Meia TriLayer Light Hiker Men's” para lugares quentes, ambas meias são desenvolvidas pela marca espanhola Lorpen que é distribuída no Brasil pela Pró Ativa. Essas meias são um pouco mais caras, mas possuem todas as características citadas acima além de possuir uma grande durabilidade fazendo que com o tempo você recupere seu investimento. Essas meias são altamente tecnológicas e são desenvolvidas com a idéia três (3) de camadas.

Meia TriLayer Midweight Hiker Men's

   1- Camada Interna: feita de Coolmax® que é uma fibra sintética (poliéster hidrófobo): essa camada tem a função de fazer o transporte a umidade dos pés desta camada para a segunda camada, deixando os pés livres da umidade.

   2- Camada Intermediária: fibra natural (hidrófila): absorve a umidade e deixa-a evaporar facilmente. O Tencel® (anti-bacteriano natural) é mais usado para Primavera e Verão, enquanto que a Lã de Merino é mais recomendada para Outono e Inverno ou para lugares mais frios.

   3- Camada Exterior: feita de Nylon (Poliamida). Proteção contra abrasão


TriLayer a tecnologia de 3 Camadas


Tecnologias:

   Tencel® é uma fibra de celulose feita a partir da polpa de madeira, um recurso natural e renovável que é retirado de florestas gerenciadas e auto-sustentáveis. Tencel® é feito usando-se nano-tecnologia, o que faz com que as fibras possuam alto poder de absorção e evaporação da umidade, sendo a fibra natural de maior eficiência. Além disso, o Tencel® possui características que o fazem um inibidor da proliferação de microorganismos natural.

   Coolmax® é uma fibra de tecnologia única, especificamente desenvolvida para manter os usuários secos e confortáveis. Feito de poliéster, o Coolmax® possui uma grande área superficial. Esta fibra especial de 4 ou 6 canas cria um sistema de transporte que puxa a umidade para longa da pela com isso a umidade evapora e portanto termo-regula os pés.

   Lã de Merino é uma lã muito fina do pelo da ovelha merino, originalmente criada na Espanha e mais tarde na França e em outros países Europeus. Hoje em dia é criada sobretudo na Austrália. A Lã de Merino é utilizada em meias em função de suas fibras longas e sedosas, que aquecem os pés e não causa coceira, o que é uma característica de outros tipos de lã.

Artigos Relacionados:

comentários  

 
0 #17 NormaCog 05-04-2018 05:21
Investments in cryptocurrency - https://bit.ly/2uCcLt2!

10%-15% Daily Profit! Earn your bitcoins today, become a millionere tomorrow!

Affiliate program and referral commision 5%. Invite a freind and earn 5% commision from each deposit!

CLICK HERE!
=
Инвестиции в криптовалюту - https://bit.ly/2uCcLt2!

10%-15% ежедневного дохода! Заработайте свои биткойны сегодня, станьте миллионером завтра!

Партнерская програма и реферальная коммиссия 5%. Пригласите друга и получите 5% с каждого депозита!

ПЕРЕЙТИ НА САЙТ!
Citar
 
 
0 #16 specadieta.com 06-01-2018 11:59
Hi, I think your blog might be having internet browser compatibility issues.
When I look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in IE, it
has some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads
up! Besides that, excellent website!
Citar
 
 
0 #15 ezachap 22-08-2017 00:34
http://20mg-cheapesttadalaf il.com/ - 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor http://20mg-cheapesttadalaf il.com/
Citar
 
 
0 #14 amefesyegutwo 22-08-2017 00:21
http://20mg-cheapesttadalaf il.com/ - 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor http://20mg-cheapesttadalaf il.com/
Citar
 
 
0 #13 ibogevaqmav 21-08-2017 11:54
http://20mg-cheapesttadalaf il.com/ - 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor http://20mg-cheapesttadalaf il.com/
Citar
 
 
0 #12 eruleyiluje 21-08-2017 01:07
http://20mg-cheapesttadalaf il.com/ - 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor 20mg-cheapesttadalaf il.com.ankor http://20mg-cheapesttadalaf il.com/
Citar
 
 
0 #11 приведенная ссылка 25-04-2017 23:42
of course like your web site however you need to take a look at the spelling on quite
a few of your posts. A number of them are rife with spelling problems
and I to find it very bothersome to inform the truth then again I
will definitely come back again.
Citar
 
 
+2 #10 03-10-2013 21:18
valeu a dica!
Citar
 
 
+2 #9 29-07-2013 08:51
Com certeza essas são as melhores meias, fiz duas vezes o Caminho de Santiago, e posso afirmar que essas são as melhores meias para longas caminhadas, excelente dica
Citar
 
 
0 #8 13-02-2013 16:21
SOBRE AS MEIAS PARA TREKKING QUE
FALAM NO VOSSO SITE,QUANTO A MIM
PARECEM SER AS IDEAIS;NO ENTANTO E
COMO É PARA EFECTUAR TREKKING EM
PORTUGAL E NO VERÃO,ATENDENDO A PI-
SOS IRREGULARES NÃO SEI SE SERÁ
NECESSÁRIO USAR DOIS PARES DE MEIAS.
ME DIGAM ALGO?!
ANTÓNIO VINHA

MEU EMAIL:antoniovi
Citar
 

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usuário válido. Sem espaços, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e números.
Por favor, informe um Senha válido. Sem espaços, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e números.
Senhas não conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails não conferem. ?>


Quem está Online

Nós temos 175 visitantes online

Estatísticas

Visualizações : 20531575
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish