ÔĽŅ

Guia de Escaladas da Zona Sul e Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro


O Guia de Escaladas da Zona Sul e Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro, de autoria de André Ilha e Kika Bradford, foi lançado com sucesso na ATM 2011 (Abertura de Temporada de Montanhismo). Este guia descreve 283 vias de escalada situadas em 11 montanhas, 6 ilhas costeiras e diversas falésias (paredes isoladas de pequena altura) da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Escaladores do mundo inteiro s√£o atra√≠dos pelas excelentes escaladas dessa regi√£o, que oferecem grande variedade e divers√£o em um cen√°rio de extrema beleza e condi√ß√Ķes amig√°veis. A publica√ß√£o desse guia, de 320 p√°ginas inteiramente a cores, era intensamente esperada por todos os escaladores cariocas e das demais regi√Ķes do pa√≠s.

Além de uma descrição pormenorizada em português e inglês, cada via é apresentada em cuidadosos fotodiagramas para maior precisão quanto à sua localização, e belas fotos de ação procuram transmitir o espírito e a diversidade da escalada na Zona Sul da cidade.

O guia contou com o patrocínio do Matte Leão.
Contatos:

Kika Bradford ‚Äď (21) 9221-8741 / Este endere√ßo de e-mail est√° protegido contra spambots. Voc√™ deve habilitar o JavaScript para visualiz√°-lo.
Andr√© Ilha ‚Äď (21) 8121-6567 / (21) 8596-5172 / Este endere√ßo de e-mail est√° protegido contra spambots. Voc√™ deve habilitar o JavaScript para visualiz√°-lo.

   Entrevista com Andr√© Ilha:

Quando tiveram a ideia de fazer esse livro? Por que?

Eu j√° havia publicado um outro guia em 1999, o das escaladas na regi√£o de Guaratiba, e dois amigos haviam publicado guias da Urca e do Maci√ßo da Tijuca, portanto havia uma lacuna a ser preenchida com as muitas escaladas da Zona Sul ainda n√£o inclu√≠das neste dois outros guias que mencionei, e em morros muito populares e de acesso bem tranquilo, como Cabritos e Cantagalo, por exemplo. E, depois, havia ainda as vias nas ilhas costeiras, algo relativamente recente e pouqu√≠ssimo conhecido de nosso p√ļblico-alvo, sendo que, neste caso, inclu√≠mos ilhas na Barra da Tijuca (Arquip√©lago das Tijucas) e at√© em Barra de Guaratiba (Ilha Rasa de Guaratiba). Por tudo isto, h√° uma enorme expectativa entre todos os escaladores da cidade, do estado e mesmo de outros estados com rela√ß√£o a esta publica√ß√£o. Eu comecei a trabalhar nele h√° uns sete anos atr√°s, mas de uns tr√™s anos para c√°, devido ao meu trabalho primeiro como presidente do IEF, depois como diretor do INEA, n√£o tive mais condi√ß√Ķes de tocar sozinho o projeto e admiti a Kika como parceira, o que foi uma decis√£o acertada, porque nos entendemos perfeitamente bem.

Vocês já fizeram todas as vias listadas?

Todas não, mas a esmagadora maioria sim. Há uma menção expressa no guia sobre as (poucas) vias que não repetimos e que, consequentemente, podem apresentar alguma imprecisão na sua descrição.

Ali√°s, quantas vias s√£o no total, em que bairros?

São 283 vias e variantes, que vão desde o Morro do Leme até a Praia da Joatinga, além das ilhas costeiras.

H√° quanto tempo escalam? h√° quanto tempo se conhecem?

Eu escalo desde 1974 (já estou meio velhinho), e sou guia amador de escalada desde 1980. Kika escala desde 1998 e é guia profissional de escalada, mas não me lembro exatamente quando nos conhecemos, mas ela talvez possa dizer isto com alguma precisão.

com o livro um iniciante j√° pode escalar? qual o p√ļblico alvo? qual a editora?

N√£o, este decididamente N√ÉO √© um livro para principiantes. Ele √© um guia para aqueles que j√° s√£o praticantes do esporte, tenham come√ßado a escalar junto a um clube de montanhismo (com guias amadores como eu) ou com com um(a) profissional como a Kika. O p√ļblico-alvo s√£o todos os escaladores j√° com um m√≠nimo de experi√™ncia, o que no Brasil significa alguns poucos milhares de praticantes. N√£o h√° editora: n√≥s fizemos tudo, exceto a diagrama√ß√£o e produ√ß√£o gr√°fica, que foi feita generosamente por uma migo nosso, o Rodolfo Campos.
 

Artigos Relacionados:

Comentar:


Código de segurança
Atualizar

Avalia√ß√£o do Usu√°rio: / 0
PiorMelhor 

Login

Login Cadastro

Login para sua conta

Sem conta? Campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Por favor, informe um Nome de Usu√°rio v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 2 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Por favor, informe um Senha v√°lido. Sem espa√ßos, com pelo menos 4 caracteres e contendo apenas letras e n√ļmeros.
Senhas n√£o conferem.
Por favor, informe um endereço de e-mail válido.
E-mails n√£o conferem. ?>


Quem est√° Online

N√≥s temos 271 visitantes online

Estatísticas

Visualiza√ß√Ķes : 20958229
English Chinese (Simplified) Dutch French German Italian Japanese Russian Spanish